Blog da Boca pra Fora

Sensibilidade dental: quase todo adulto tem

Shutterstock
KARYNE_MAGALHAES


Quando o assunto é sensibilidade dental, a maioria dos pacientes adultos que passaram pelo meu consultório já se queixou dessa dor em algum momento. A sensibilidade é um dos desconfortos mais comuns que acometem os dentes. É aquela dor que te faz sentir até um arrepio quando morde um picolé, quando enxagua a boca, quando mastiga, quando escova os dentes e, até mesmo, quando o ar entrar na boca ao conversar.

A sensibilidade dental é mais comum do que pensamos e mais difícil de diagnosticar, já que é preciso identificar as causas. Muitas vezes, elas são omitidas quando tomamos o relato dos hábitos de vida e da história médica atual e passada dos nossos pacientes. Quase todas as pessoas têm exposição de parte das raízes dos dentes e até mesmo a perda de parte da estrutura dental, como o esmalte e a dentina.  Deixar a dentina exposta é sinal de que em alguns momentos se terá sensibilidade ao ingerir algo muito quente, algo frio e até alimentos doces. Aquele "choquezinho" é a resposta de defesa dos canalículos dentinários que estão expostos. 

A sensação é de uma agulhinha espetando o seu dente, não é mesmo? Alguns profissionais da saúde e vários pacientes acreditam que basta usar um creme dental específico para o problema se solucionar. Por certo tempo, essa pasta dental dessensibilizadora vai ajudar a aliviar, mas não tratar. Isso quer dizer que quando você deixar de usar o creme, esse problema ficará mais intenso. Se houver como restaurar a parte perdida, ótimo! Isso já é bom porque repõe o que foi perdido e é a tentativa de se estabilizar uma lesão que poderá progredir. 

Muitas vezes, um enxerto gengival é preciso. Os enxertos normalmente são autólogos, ou seja, vindos do próprio paciente, removidos de parte do palato (céu da boca), para recobrir a raiz que está exposta. É uma cirurgia relativamente tranquila, com pós-operatório um pouco desconfortável, mas que, seguindo as recomendações do profissional, a recuperação se torna fácil e rápida.  Há também produtos dentais bem específicos que podem ser usados durante o tratamento de dessensibilização em consultório. Eles, somados a laserterapia, apresentam resultados fantásticos.

Como eu sempre falo por aqui, o mais importante é ter saliva de qualidade para ajudar no processo de remineralização dental, que é a reconstituição dos minerais perdidos pelo organismo. Os minerais são perdidos quando os dentes passam por processos de biocorrosão ácida do refluxo gastroesofágico, vômitos, bebidas com pH baixíssimos (refrigerante, isotônico, vinho), comidas cítricas. 

Por falar em comida, é importante que o cirurgião-dentista faça uma avaliação da dieta para identificar possíveis colaboradores da sensibilidade. Normalmente, o paciente faz o diário alimentar de pelo menos uma semana, incluindo como informações o horário das refeições, a quantidade de água ingerida e se os alimentos consumidos foram cozidos ou crus. 

Dica

Para prevenir o desgaste dental uma grande dica é que, quando vomitarmos após ânsias, jamais escove os dentes em seguida. Nosso organismo é superinteligente e, normalmente, durante a ânsia, ele produz uma saliva mais pegajosa, que é para proteger os dentes e mucosas dos ácidos que virão do estômago. Isso é ótimo, é um mecanismo de defesa natural. Porém, se escovarmos os dentes logo em seguida, podemos colaborar na perda estrutural dos nossos dentes. O que você pode fazer é bochechar água para lavar a boca, depurando o que veio do seu estômago, inclusive os ácidos.

Para controle e detecção dessa e outras doenças da boca, visite o seu cirurgião-dentista duas vezes ao ano. Ah, não se esqueça de tirar as suas dúvidas. E também não omita informações. Relate tudo que está te incomodando.

*Karyne Magalhães é cirurgiã-dentista, habilitada em Laserterapia e qualificada no tratamento da Halitose, vice-presidente da Associação Brasileira de Halitose (Abha), membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-GO) e membro da Sociedade Brasileira de toxina botulínica e implantes faciais (SBTI).Acesse saudesalivar.com.br e botoxgoiania.com.br.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA