Casa

Antigo, mas de cara nova

Michelle Barzotto


Transformar um apartamento antigo em um espaço moderno para um casal que adora receber bem os amigos. A missão foi dada às arquitetas Giovanna Diniz e Michelle Mourão. Para isso, elas alteraram os espaços, deram destaque ao que os proprietários pediram e mesclaram o rústico à modernidade, no apartamento de 202 m2 no Setor Oeste, em Goiânia.

O primeiro pedido de Melissa e Henrique Gonçalves era a integração. Como bons anfitriões, eles queriam receber convidados de forma confortável e de uma forma em que todos ficassem juntos. Assim, ao fazer a integração de diferentes ambientes, foi possível uma comunicação entre quem está na cozinha com as pessoas na sala de jogos, na sala de jantar, sala de estar e no cantinho especial do vinho. “Nós temos muitos amigos e adoramos receber em casa”, diz Melissa.

Michelle Mourão explica que o apartamento tinha um conceito antigo e a integração trouxe a modernidade para o imóvel. Giovanna Diniz acrescenta que, em projetos mais antigos, os ambientes da casa eram separados por portas e paredes e as pessoas ficavam mais isoladas. “A partir do momento em que se faz essa integração, você proporciona o convívio social e, de certa forma, aproxima as pessoas”.

Cozinha x sala de estar

Para atender aos gostos diferentes do casal, Giovanna explica que a cozinha, lugar de que Henrique gosta muito, seguiu mais o estilo dele. Cores mais escuras nos armários planejados deram um ar mais clássico ao ambiente gourmet.

Para atender ao gosto de Melissa, que queria um espaço mais descontraído, a sala de estar ganhou esse ar mais despojado, com almofadas coloridas e uma mesa de centro mais moderna. “Os dois têm estilos bem diferentes e era preciso agradar aos dois. O resultado ficou bem legal”, explica Giovanna.

Outro cantinho especial no apartamento é a sala para degustação, já que o casal faz parte de uma confraria de apreciadores de vinhos e recebe muitos amigos nesses encontros. Assim, foi construído um espaço com adega, cervejeira e móveis feitos sob medida para guardar todos os itens para as reuniões. As cadeiras assinadas por Jader Almeida dão um charme todo especial.

Conservação

Apesar de levar um conceito mais moderno para o apartamento, o casal fez questão de preservar o piso de madeira da década de 80, que foi restaurado. “Lixamos e passamos um acabamento fosco. A gente quis manter o piso com o acabamento mais natural possível”, explica Giovanna.

De todo o apartamento, apenas a cozinha recebeu um porcelanato laminado. Como a área é molhada, e não poderia receber o piso de madeira, a praticidade e modernidade do porcelanato trouxeram elegância ao ambiente, que contrastou com o mosaico de pedras. “Não é uma cozinha convencional. Ela é mais aconchegante para trazê-la para dentro da sala”, define a arquiteta.

Quarto do casal

Como o casal gosta muito de ler, foi criado um espaço todo charmoso dentro do quarto para a leitura. Outro destaque é a integração da área de bancadas do banheiro com o quarto. A parte mais íntima, com dois chuveiros e vaso sanitário, foi separada por um mosaico de pedras, dando um ar mais sofisticado.

Para criar uma divisão entre o banheiro e o quarto, foi instalado um elemento de louça vazada. Assim como em toda a casa, foi usado papel de parede e cortinas, proporcionando um  clima mais intimista.

Nova divisão

Melissa e Henrique não se esqueceram de pedir um carinho todo especial ao quarto de hóspedes, usando peças delicadas, cama de casal e poltrona. O outro quarto foi transformado em uma academia particular.

A floreira do antigo apartamento virou uma sala de televisão, mas a principal transformação neste projeto foi o escritório, que antes era uma varanda. Para garantir um local mais reservado para o trabalho em casa, foi feito um painel de madeira com porta, que tem um estilo mais rústico e segue o padrão da porta de entrada. Para completar a reforma, o apartamento foi todo climatizado.

Michelle Barzotto
Michelle Barzotto
Michelle Barzotto
Michelle Barzotto
Michelle Barzotto
Michelle Barzotto
Michelle Barzotto
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.