Casa

Imóvel alugado: pode reformar?

Shutterstock

Seja pra acomodar melhor a família ou melhorar o aconchego, as reformas são interessantes por podem promover grandes mudanças com pequenas atitudes. Desde uma pintura, instalação de papel de parece ou pequenas intervenções no ambiente já fazem toda a diferença.

Mas o que fazer quando você está morando em um apartamento alugado?

O arquiteto e urbanista Paulo Alves explica que essa é uma situação que depende do diálogo: "a autorização do dono é muito importante antes desse tipo de reforma por que, mesmo alugado, o imóvel ainda é do proprietário”, explica.

Sobre o valor da reforma, Paulo explica que “em 90% dos casos a reforma é benéfica para o imóvel, valorizando seu valor. Nesses casos, o proprietário arca com os custos, abatendo esse valor, ou parte dele, do preço do aluguel”.

O especialista reforça que qualquer reforma deve ser feita com o auxilio de um profissional e que grande parte dos empreendimentos imobiliários já determinam quais as possibilidades de mudança, para não causar danos à estrutura do local.

A recomendação é estar sempre preparado para reverter essa reforma após o término do contrato, porém reformas que envolvem ‘quebra-quebra’ devem contar um profissional habilitado e com responsabilidade sobre essa obra.

Gostou? Tem mais dicas no áudio da entrevista abaixo:

*Isabela Lacerda é estagiária Ludovica

00:00:00
Tudo começa com diálogo
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.