Casa

Receita: bolinho de sobremesa

Cristina Dourado


Figurinha tradicional nos cardápios dos restaurantes, à primeira vista o petit gateau pode até parecer difícil de fazer em casa, mas a chef Camila Caiado, do Poema Gourmet, garante que não tem erro. O segredo está no tempo de forno para manter a cremosidade dentro do bolinho. 

Por isso, é importante ficar de olho na assadeira, já que cada equipamento tem uma regulagem própria. “O petit gateau não doura totalmente por cima. O centro fica um pouco molinho e, batendo o dedo em cima, você percebe que está um pouco cru por fora”, conta. 

Ingredientes 

Creme

1 lata de leite condensado;
1 colher sopa de manteiga sem sal;
3 colheres de sopa de leite em pó.

Bolinho

3 colheres de sopa de chocolate branco;
3 ovos;
1/2 colher de sopa de manteiga; 
4 colheres de sopa de farinha de trigo;
2 colheres de sopa de leite em pó;
1 colher de café de fermento em pó.

Modo de preparo 

Creme

Em uma panela, coloque todos os ingredientes, leve ao fogo baixo, mexendo sempre até obter uma mistura homogênea e mais espessa. Quando a mistura começar a desgrudar do fundo da panela, está pronto. Despeje em um recipiente e espere esfriar.

Bolinho

Em uma tigela que possa ir ao micro-ondas, coloque a manteiga e o chocolate branco. Leve ao micro-ondas por 30 segundos, retire e mexa até que todo o chocolate esteja derretido e incorporado à manteiga. Se necessário, repita. Misture o chocolate derretido com o creme da receita acima. Reserve.

Em outra tigela coloque os ovos com as gemas peneiradas, bata com um batedor por dois minutos e depois incorpore os ovos à mistura. Acrescente a farinha de trigo e o leite em pó e misture até obter uma massa homogênea. Por último, adicione o fermento em pó e o incorpore à massa.  Unte pequenas formas com manteiga e farinha de trigo, coloque massa até a metade. Leve ao forno em 180ºC a 200ºC por aproximadamente oito minutos, ou até que ele esteja assado por fora e cremoso por dentro. Sirva quente acompanhado por uma bola de sorvete de sua preferência. 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.