Casa

Receita: rondelli de bacalhau

Luiza Fittipaldi
Rondelli de Bacalhau. Livro: Chefs Pasta, Editora Melhoramentos


Comer peixe no almoço de Páscoa já é tradição. A tradição de comer peixe na Semana Santa vem da antiguidade, onde via-se com maus olhos comer carne vermelha durante os 40 dias da Quaresma. 

Atualmente, grande parte das famílias segue essa tradição ao menos na Sexta-feira da Paixão. O bacalhau é um dos mais consumidos durante o período da Semana Santa e também no domingo de Páscoa. Fonte de gorduras boas, ele também é rico em cálcio, ajudando a prevenir doenças ósseas. Mas que tal inovar na receita este ano e preparar um rondelli de bacalhau? 

A receita é do livro Chefs Pasta, da editora Melhoramentos. Confira:

Ingredientes 
 
Para a massa:
300 g de farinha de trigo;
3 ovos.
 
Para o recheio:
300 g de bacalhau;
150 ml de caldo de legumes;
20 g de manteiga sem sal;
50 ml de vinho branco;
12 azeitonas pretas;
1 batata;
1 dente de alho;
Pimenta-do-reino e sal.
 
Para o molho:
1 limão;
1 ramo de salsinha;
1 dente de alho;
Amido de milho;
Azeite de oliva;
Pimenta-do-reino e sal;
Caldo de legumes;
Dente de alho.
 
Como fazer:

Primeiramente, um dia antes de preparar a receita, ponha a posta de molho em água fria para dessalgar, tampe e leve a geladeira. Troque a água de quatro a cinco vezes no decorrer do dia. Desfaça a posta em lascas, e reserve. 

Para a massa, comece batendo os ovos com um garfo. Sobre uma bancada, coloque a farinha de trigo fazendo um montinho. Com um garfo, abra um buraco fundo no centro, despeje os ovos batidos e misture, incorporando a farinha. Continue a misturar com as mãos, apertando pouco a pouco, até obter uma mistura homogênea. Sove a massa até que fique lisa, macia e uniforme. Faça uma bola, embrulhe em papel-filme e deixe descansar por 30 minutos em temperatura ambiente. Depois, abra a massa com um cilindro até obter uma folha com 1,5 mm de espessura e corte tiras de 15 X 25 cm. Leve ao fogo uma panela com bastante água já salgada e quando começar a ferver cozinhe as tiras por um 1 minuto. Transfira imediatamente para uma tigela com água, gelo e um pouco de sal. Em seguida, coloque as tiras de massa sobre um pano limpo, para secarem.
 
Para o recheio, descasque e cozinhe a batata. Leve ao fogo uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite de oliva e refogue o alho. Adicione o bacalhau, cozinhe por 2 minutos. Junte o vinho, deixe evaporar, ponha o caldo de legumes, cozinhe por mais 5 minutos e tempere com sal e pimenta-do-reino. Transfira o refogado para uma vasilha e junte com a batata cozida, amassando com um garfo até obter uma mistura homogênea.
 
Para montar, espalhe o recheio sobre cada retângulo de massa, jogue algumas rodelas de azeitonas e enrole como se fosse um rocambole. Corte fatias com 3 cm  4 cm de largura. Arrume as fatias da massa recheada em pé numa assadeira untada, cubra com pedacinhos de manteiga e asse em forno preaquecido a 180°C por 10 minutos.
 
Para o molho, corte o alho em cubos pequenos e refogue em uma frigideira com azeite. Junte salsinha picada, o caldo de legume e o amido de milho. Deixe engrossar até obter a consistência de um creme, acrescente o suco e as raspas do limão. Tempere com sal, pimenta-do-reino e cubra com um fio de molho.
 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.