Comportamento

Conforto e estilo nos pés

Shutterstock

A literatura e o cinema já narraram diversos momentos entre as mulheres e seus estimados sapatos. Basta se lembrar da série Sexy and the City, em que a personagem Carrie Bradshaw, interpretada pela atriz Sarah Jessica Parker, deixava todo mundo babando pelos modelos. Mesmo com uma infinidade de cores e saltos, o fato é que as mulheres têm mesmo uma quedinha por calçados.

O grande dilema de muitas representantes do universo feminino é como é possível conciliar beleza e conforto. De acordo com a diretora da Usaflex, Lara Esper, essa é uma das reclamações mais comuns: "O que adianta termos um sapato lindo se não conseguimos andar com ele?". Segundo a diretora, preocupar com o que está calçando, não é apenas pelo desconforto, mas também por problemas de saúde como postura, virar o pé, provocar joanete, inflamação ou deformidade no calcanhar. 

Neste cenário, a moda foi camarada com o closet feminino e trouxe os tênis como aliados do conforto e da beleza. "O tênis é usado em todos os estilos, não é mais somente para a prática de esportes. Usamos com saias, vestidos e shorts." Segundo Lara, além de priorizar pelo conforto, as novas coleções embarcam nas tendências com apostas em listras, laços, brilho, metal, couro acetinado e jeans. 

Para Lara, conciliar conforto e estilo é apenas uma questão de encontrar o melhor par de sapatos. Por exemplo, os sapatos anatômicos são produzidos para proporcionar conforto e proteção aos pés. Já o sapato para diabéticos não provoca nenhum machucado nos pés, em função da alta sensibilidade. 

Do ponto de vista da medicina 

Para o ortopedista Edegmar Nunes, um par de sapatos desconfortáveis, a longo prazo, pode gerar uma série de alterações nos pés, como: deformidade dos dedos, calosidades duras e dolorosas, bem como modificação da forma e da cor das unhas. 

Já sobre os saltos, Edegmar acredita que as mulheres precisam ser bem orientadas, uma vez que o uso excessivo pode trazer mal posicionamento da bacia e hiperlordose lombar. No caso de saltos muito altos, o peso corporal é transferido para a parte anterior do pé, o que provoca uma grande sobrecarga. "O salto ideal para o homem é em torno de 3 cm e para a mulher de 4 a 6 cm." 

Outra dica para o conforto dos pés é priorizar por sapatos ventilados que diminuem a transpiração dos pés, mas que por outro lado, deixam os pés em contato com a poluição do ambiente.

Shutterstock
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.