Comportamento

Dia de Combate: mais de 40% dos brasileiros estão com colesterol alto

Shutterstock

Estar de olho nos índices de colesterol é sempre bom e a saúde agradece. Com o objetivo de chamar atenção para o assunto, é celebrado nesta terça-feira (8) o dia Nacional de Combate ao Colesterol. Para se ter ideia da importância da data, segundo o Ministério da Saúde, atualmente, cerca de 40% dos brasileiros estão com colesterol alto e aproximadamente 300 mil pessoas morrem por ano vítimas de infartos e derrames. 

Para manter o controle dos índices, é necessário vigiar a alimentação. Segundo o cardiologista Luiz Velloso, seria um grande avanço para a saúde brasileira se as novas gerações fossem habituadas a uma alimentação mais saudável, com maior ingestão de fibras e abandono de boa parte do sal e condimentos. 

Vale destacar ainda que o colesterol é essencial para o bom andamento do corpo, sendo primordial em vários processos biológicos. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, cerca de 70% do colesterol é produzido pelo próprio organismo. Já os 30% restantes são decorrentes da alimentação, por isso ter uma alimentação saudável é sinônimo de dias mais saudáveis. 

Colesterol não é só de quem está acima do peso 

Está enganado quem pensa que altos níveis de gordura é exclusividade de quem está acima do peso. De acordo com a endocrinologista Vivian Estefan, a doença pode atér ser ocasionada por questões hereditárias. Além dos fatores familiares, podem estar envolvidas outras questões, como: sedentarismo, tabagismo, diabetes, hipertensão, circunferência abdminal alta e má alimentação. 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.