Comportamento

Fotografia: mãe e filha retratam famílias

Paula Sales


Nos Mês das Mães, é válido lembrar que a parceria entre mãe e filha vai além dos laços de amor. É o caso das fotógrafas Claudilice e Paula Sales, respectivamente mãe e filha, que trabalham juntas há quatro anos. Paula é formada em jornalismo. Claudilice é formada em história e moda e sempre gostou de fotografia. Ela é encantada com a gestação e com a beleza da mulher grávida. 

"A mãe precisa se sentir estilosa, bonita e exuberante. Claro que a gente mostra a barriga da gestante, mas trabalhamos com a autoestima da mãe." Claudilice afirma que é um prazer trabalhar com a filha. Para Paula, a recíproca é mais do que verdadeira "Gosto muito de trabalhar com a minha mãe. Nós somos muito parceiras!"

Fotografando gestantes 

Claudilice cuida dos ensaios fotográficos das mulheres grávidas. A recomendação da profissional é que a gestante procure fazer a sessão de fotos quando estiver entre 28 e 30 semanas de gestação. "A partir do oitavo mês, essa mamãe já está com os pés inchados, a barriga fica mais pesada, sem falar que a disposição para fazer poses é menor." 

- Valorize as curvas das mulheres. "Costumo colocar as grávidas de perfil para afinar a silhueta.”

- Escolha bem as roupas. "Como a minha formação é em moda, sugiro que a mulher use camisolas e apetrechos femininos como chapéu e coroa de flores.”

- Pai presente. Segundo Claudilice, a presença do marido na sessão de fotos faz toda diferença. "Eles chegam arredios, acostumados com fotos de casamento. Mas eu mostro que, na verdade, estamos construindo memórias e não se trata de algo comum." 

Álbum newborn 

Paula Sales se especializou em fotografar recém-nascidos. Ela conta que as fotos são feitas quando o bebê tem dez dias de vida, por ser um período em que ele dorme bastante e não sente cólica. "O intuito é fazer um trabalho delicado e registrar os detalhes, a boquinha, o nariz, os olhinhos." Veja mais dicas para montar um álbum newborn: 

- Valorize o bebê ao invés do cenário. A ideia é priorizar a beleza da criança. 

- Tenha cuidado com cabeça, pescoço e coluna do bebê. "Em algumas poses nós seguramos a cabecinha da criança e depois tiramos a mão no Photoshop." Mais do que as fotos, o que vale mesmo é a segurança. 

- Prefira a luz natural. As fotos ficam mais bonitas.

Paula Sales
Arquivo pessoal
Claudilice e Paula Sales
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.