Comportamento

Por uma noite de sono mais tranquila

Shutterstock
Bruxismo pode comprometer a qualidade do sono à noite

Um dos diversos sinais do estresse pode aparecer enquanto você está dormindo: o bruxismo. Se não for tratado, o forte ranger e apertar dos dentes provoca problemas sérios à saúde bucal.

Origem emocional
Não existe idade para o aparecimento do bruxismo. Crianças e adultos podem desenvolver o hábito. Inclusive, o bruxismo se manifesta tanto em quem tem dentes naturais quanto nos usuários de próteses. Vários fatores contribuem para a condição, mas o emocional é o principal deles, segundo a dentista Cláudia Martins. “Ele está relacionado à ansiedade e à incapacidade de manifestar o estresse”, explica a profissional. Durante o dia, é comum que a pessoa com bruxismo aperte os dentes quando está concentrada. “O correto é não tocar os dentes uns nos outros em nenhum momento do dia, inclusive quando você está falando ou ouvindo”, conta. 

Madrugada difícil
À noite, quem tem bruxismo desliza os dentes uns nos outros. Essa força feita durante o sono compromete a estrutura que sustenta os músculos e ossos da mastigação. Em alguns casos, a pessoa passa anos sem saber que tem bruxismo e só procura ajuda quando é alertada por um companheiro. Por isso, a qualquer sinal de dor, tensão muscular e desconforto relacionado aos dentes nas primeiras horas do dia, conte para o odontólogo. Outros sinais identificados pelo profissional são o desgaste excessivo dos dentes e fraturas em restaurações com muita frequência.

Opções de tratamento
Diagnóstico feito, o próximo passo é planejar o tratamento, que costuma incluir o uso de placas miorrelaxantes – estruturas feitas sob medida colocadas na arcada superior ou inferior para proteger os dentes. “Elas não tratam, mas evitam que o dano com o desgaste dos dentes e força excessiva cause dores”, explica Cláudia. Com o tempo, outro resultado é o relaxamento muscular, pois a placa não deixa o paciente fazer uma contração muito intensa. A pessoa passa a dormir melhor e ter menos dores de cabeça. Outra saída é o uso de toxina botulínica, mais conhecida como Botox. “Temos usado em alguns músculos específicos da mastigação para trazer esse relaxamento e esses músculos não trabalharem com tanta intensidade.”

Sinais do bruxismo

  • Desgaste de dentes
  • Músculos tensionados e dor
  • Dor de cabeça relacionada ao acordar
  • Dificuldade de mastigação

Ouça, abaixo, a entrevista concedida pela dentista Cláudia Martins ao Momento Ludovica da rádio CBN Goiânia (97,1 FM), que vai ao ar de segunda a sexta, às 14h30

00:00:00
Entrevista com a odontóloga Cláudia Martins no Momento Ludovica, da rádio CBN Goiânia
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.