Comportamento

Varizes: tratamentos sem cirurgia e repouso

Shutterstock


Varizes, microvarizes e vasinhos são parte da insuficiência venosa crônica, uma doença degenerativa e progressiva que, além do comprometimento estético, afeta profundamente a qualidade de vida, podendo gerar consequências graves como úlceras e tromboses. 

Mas a evolução da medicina proporciona alternativas à cirurgia convencional, como explica o cirurgião vascular e endovascular Charles Esteves Pereira. “Temos acompanhado de perto as evoluções na medicina, física, química e engenharia. Novos procedimentos como o laser endovenoso, laser transdérmico, escleroterapia, as aplicações, com espuma e microcirurgia têm substituído os tratamentos cirúrgicos convencionais”, esclarece.

A cirurgia vascular moderna segue a dinâmica do mundo atual. As pessoas desejam tratamentos menos invasivos com resultados mais rápidos, precisos e garantidos. Conforme o especialista, hoje a maioria dos tratamentos de varizes já pode ser realizada sem cirurgia no próprio consultório ou eventualmente com anestesia local, permitindo recuperação mais rápida, sem necessidade de repouso ou afastamento do trabalho.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.