Moda

Moda é expressão cultural de uma época

Shutterstock

Está enganado quem pensa que moda é algo fútil ou que é "mimimi" de mulher. Na verdade, a moda representa uma determinada época, com características próprias. O assunto foi discutido no Momento Ludovica Moda e Beleza, na Rádio CBN, nesta segunda-feira (5).

De acordo com a professora do curso de Design de Moda da Universidade Estadual de Goiás, campus Trindade, Viviane Cabral atualmente é impossível pensar na moda como peças de roupas, mas sim como grupos de comportamento. "Não é só uma peça de roupa, mas as pessoas são agrupadas por correntes, por exemplo, música e esporte", afirma.

Ainda segundo Viviane, a moda é mais geral, ao passo que o estilo dialoga com a identidade de cada pessoa. Além disso, para a professora, embora a moda funcione como um pêndulo, nenhuma peça é reaproveitada integralmente. "Cada época tem sua própria tecnologia que reflete um tempo", afirma.

Sendo assim, Viviane conclui que por mais que a referência seja a mesma, a moda não estaciona no mesmo lugar onde já esteve. Por isso, a ideia é que a pessoa seja desapegada. Ainda segundo a professora, moda está disponível para ser usada, ou não! "Se a pessoa não estiver satisfeita com a moda que está na moda, nada impede de ela sque ela faça a própria moda!", brinca.

Moda é linguagem! Estilo é pessoal.
Momento Ludovica, com apresentação da jornalista Tallita Guimarães, vai ao ar de segunda Pa sexta, às 14h30, na Rádio CBN Goiânia (97,1 FM). Envie sua sugestão de pauta para: editorial@ludovica.com.br.
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.