Blog da Boca pra Fora

Chegou o verão: não descuide da sua saúde

Shutterstock


Verão... Família, amigos, praia, a tão sonhada viagem ou simplesmente curtir um descanso em casa. Qualquer que seja o seu destino e escolha, tudo foge da nossa rotina, não é? E tem que ser diferente mesmo. Curtir esses momentos é mais do que merecido, já que nós trabalhamos e damos conta do recado na maior parte do tempo.

Está certo que a tendência é comer um pouco mais ou até mesmo não comer, tomar mais drinks e menos água, mais sol e menos sombra, trocar a noite pelo dia e até descuidar da saúde bucal. Mas vale lembrar que tudo que citei pode colaborar para o terrível mau hálito. Então, vamos voltar e "rebobinar a fita":

- Se você resolver beber um pouco mais, tente equilibrar com um copo de água para cada copo bebida alcoólica.

- Lembre-se de tomar um bom café da manhã, regado a frutas, cereais, iogurtes e outros alimentos que te deixem saciada para evitar os excessos de "porcarias". Mastigue bem e ponha essas glândulas salivares para funcionarem, menina.

- Se a permanência ao sol for prolongada, esse é mais um motivo para tomar mais água, água de coco, chá gelado, sucos...

- Sabe aquela preguiça que dá em passar o fio dental? Aquela coisa de escovar os dentes apenas duas vezes ao dia, não escovar a língua e fazer a higiene de qualquer jeito? Aqui vai a dica mais preciosa: aproveite que é verão, que o sol está estatelando, pegue um espelho e vá olhar seus dentes na luz natural. Tenho certeza que o espelho irá te dizer a verdade. E mais: se você constatou que está com tártaro, minha amiga, infelizmente não tem como você resolver sozinha. Você vai precisar de ajuda profissional. Já a placa bacteriana, que é aquela "massinha" que sai quando escovamos os dentes, a grande dica para se livrar dela é observar se os seus dentes estão sem brilho, opacos e sem vida após a escovação. Se estiver, volte a escovar. Sua língua precisa escorregar pela superfície dental.

- Cuide da língua também. Pode ser com escova ou limpador de língua, mas seja gentil com ela.

- Última superdica: camisinha! Isso mesmo. Até no sexo oral! Beijo também transmite doenças? Transmite um monte delas. Uma das mais conhecidas é justamente a doença do beijo (mononucleose). Não estou generalizando, querendo dizer que sua vida será uma tremenda "orgia" nesse verão, mas se for, o que não é crime (risos), aproveite, mas de forma ciente.

Beijo grande e um bom verão!

*Karyne Magalhães é cirurgiã-dentista, habilitada em Laserterapia e qualificada no tratamento da Halitose, vice-presidente da Associação Brasileira de Halitose (Abha), membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-GO) e membro da Sociedade Brasileira de toxina botulínica e implantes faciais (SBTI).Acesse saudesalivar.com.br e botoxgoiania.com.br.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA