Blog da Boca pra Fora

Dias dos Namorados tem que ter beijo com saliva

Shutterstock


Beijo tem que ser molhadinho, não é mesmo? E neste 12 de junho, Dia dos Namorados, isso não pode ser diferente, claro! Mas isso é fácil apenas para quem produz saliva. Aquelas pessoas que, por algum problema ou disfunção, têm pouca dessa substância, pode encarar essa missão como algo bem complicado. Então, é preciso saber como melhorar a lubrificação bucal. 

A saliva é considerada a primeira linha de defesa do nosso organismo. Ela é responsável pelo conforto ao falarmos, mastigarmos e sentirmos o sabor dos alimentos. Esse líquido nos proteger de microrganismos patógenos, mantendo o equilíbrio do microbiota bucal e remineralizando os nossos dentes após a alimentação. Essa substância também protege o nosso sistema gastrointestinal e nos ajuda na prevenção do mau hálito. 

Cada pessoa produz, em média, 600 ml de saliva ao dia. Isso desde que esteja em boas condições de saúde, já que infelizmente várias doenças desequilibram a saúde salivar. Dentre elas estão a Síndrome de Sjögren, o HIV, a Lúpus eritematoso e a Artrite Reumatoide. O tratamento de radioterapia e quimioterapia para o câncer também pode causar desequilíbrio na saliva. Mas não são somente as doenças deixam a boca seca. Situações de estresse, ansiedade, o consumo exagerado de café e outros estimulantes, drogas ilícitas, álcool, tabagismo e alguns hábitos, como o ranger de dentes (bruxismo), também podem gerar essa alteração. 

Entretanto, a boa notícia é que para qualquer disfunção salivar existe um tratamento. E mesmo que o tratamento seja paliativo, há como devolvermos a qualidade de vida de quem sofre com esse problema. Mas se hoje, nesse dia especial dos casais apaixonados, você precisa recorrer a um "SOS", vá até uma farmácia e procure por um produto de lubrificação bucal. Em farmácias encontramos um excelente produto que promete essa hidratação. E se não deu tempo ou se você não pode gastar dinheiro, experimente hidratar a boca com óleo de coco extravirgem, "pincelando" toda a boca com o próprio dedo. Ah, não se esqueça de beber água, porque na verdade ela é o melhor "combustível" para o nosso corpo. 

Ficou com dúvidas sobre esse assunto? Aqui no blog você encontra várias dicas de como manter a sua saúde bucal e a qualidade de vida em dia.

Um feliz Dia dos Namorados!

*Karyne Magalhães é cirurgiã-dentista, habilitada em Laserterapia e qualificada no tratamento da Halitose, vice-presidente da Associação Brasileira de Halitose (Abha), membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-GO) e membro da Sociedade Brasileira de toxina botulínica e implantes faciais (SBTI). Acesse karynemagalhaes.com.br e botoxgoiania.com.br.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA