Blog da Boca pra Fora

O idoso de boca pelada

Shutteratock


Essa vida é engraçada, não é? Enquanto somos lúcidos, a levamos conforme nos sentimos melhor. Mas basta perder a lucidez e ficar aos cuidados de outras pessoas para muitas coisas mudarem. São transformações que talvez, em plena lucidez, não tivesse o nosso aval. É o caso do uso ou não de dentes removíveis, as chamadas dentaduras. Muitos cuidadores particulares e de abrigos tiram as próteses da boca dos idosos porque ficam com medo que eles engulam os dentes. Isso também facilita o dia a dia, diminuindo o trabalho da higienização das próteses e o tempo para a alimentação. Afinal, comer algo pastoso é mais rápido do que mastigar e engolir algo sólido.

Você consegue se imaginar nessa situação? Seria mais “confortável" estar com dentes ou sem dentes? É melhor comer alimentos batidos ou alimentos inteiros? É muito triste a situação de quem está completamente sem dentes, com a boca pelada, sem realmente saber que isso está acontecendo. O Alzheimer ou outros problemas têm levado vários idosos a viverem em abrigos ou sob cuidados de profissionais, que ficam responsáveis pela administração de medicamentos, alimentação, higiene e qualidade de vida.

Alguns deles têm dentes verdadeiros, outros não. Mas sendo naturais ou não, são os dentes que dão sustentação a nossa face. São eles também que realização a mastigação dos alimentos e nos ajudam a articular melhor as palavras. Por último, é claro, nos deixam mais bonitos, e independe da pessoa está ou não lúcida. A falta de dentes nos deixa com “cara de coitadinhos”, de frágeis. E se fosse só isso estava bom. O maior problema é o paladar reduzido. 

Pra quem não sabe, paladar e gosto são coisas completamente diferentes. Paladar é a combinação das sensações gustativas, como odor, temperatura, gosto e textura. Gosto define o que é salgado, azedo, amargo, doce e umami. As pessoas sem dentes normalmente comem alimentos batidos no liquidificador, processados ou amassados. Então, tudo foi alterado, principalmente o valor nutricional do alimento. As fibras alimentares, por exemplo, são quebradas durante um desses processos. E elas são ótimas estimuladoras do fluxo salivar, da limpeza bucal e do bom funcionamento intestinal.

Aqui vão algumas dicas para favorecer a qualidade de vida dos idosos:

- Se o seu ente querido tem dentadura, insista para ele usar.

- Converse com os cuidadores sobre a higiene da boca e das próteses dos idosos.

- Se a prótese machuca, peça ao cirurgião-dentista que a ajuste se for possível.

- Se o idoso nunca usou próteses e ele tem algum transtorno mental, melhor não insistir na confecção desses dentes.
- Se preciso for, use cremes, pastas ou fita adesiva para reter as próteses. Isso pode dar mais segurança aos cuidadores.

- Estimule a mastigação. Isso aumenta o fluxo salivar e melhora a retenção das próteses. Também previne doenças bucais e protege o sistema gastrointestinal.

- O idoso precisa beber pelo menos dois litros de água ao dia para favorecer a produção salivar.

- Se o idoso não pode ir até o consultório do cirurgião-dentista, leve um até ele. Há profissionais que fazem o atendimento em casa.

- Assista a esse vídeo para saber a melhor maneira para fazer a higienização das próteses dentárias. 

Por ultimo, dedico as palavras abaixo a todos os profissionais da saúde e familiares que cuidam de idosos:

"Faça tudo com amor!
Tudo o que é feito sem amor sai mal feito, e tende à destruição.
Só o amor constrói obras eternas e penetra profundamente o coração da humanidade, porque só o amor é positivo.
Tudo que não é amor é negativo.
Faça tudo com amor, porque o próprio Deus é amor.
Quando as criaturas fizerem tudo com amor, saberão o que é a saúde e a felicidade". 
(Minutos de sabedoria - C. Torres Pastorino)

*Karyne Magalhães é cirurgiã-dentista, habilitada em Laserterapia e qualificada no tratamento da Halitose, vice-presidente da Associação Brasileira de Halitose (Abha), membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-GO) e membro da Sociedade Brasileira de toxina botulínica e implantes faciais (SBTI). Acesse karynemagalhaes.com.br e botoxgoiania.com.br.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA