Blog da Boca pra Fora

Odontologia integrativa: do que se trata

Shutterstock


Você já ouviu falar sobre odontologia integrativa? Se eu te perguntar qual é o foco dos profissionais da saúde atualmente, você consegue me responder? Acredito que para muitas pessoas já está claro que, hoje, a maior preocupação é manter o pleno estado de saúde física e psicológica. Assim, estamos focados em manter a saúde das pessoas que buscam ajuda, mas não apenas para procedimentos curativos, como tratar dentes fraturados, cárie e outros problemas de saúde bucal, por exemplo. Agora nós vamos atrás daquilo que causou a doença. Afinal, de nada vale ficar "remendando", dia após dia, as diversas situações que desequilibram a qualidade de vida e a saúde de alguém.

Então, a odontologia integrativa, como o próprio nome diz, é usada para complementar tratamentos das mais diversas especialidades odontológicas. E em alguns casos, ela pode até substituir os tratamentos tidos como convencionais. Quer saber quais são as áreas da odontologia integrativa? Pois bem, temos acupuntura, laserterapia, homeopatia, fitoterapia, antroposofia, ozonioterapia, hipnose, terapia quântica, fisiologia bionergética, cibernética bucal, terapia fotodinâmica, dentre outras. 

Agora, imagino o tamanho da sua dúvida sobre o que o dente tem a ver com isso tudo, que provavelmente você nunca ouviu falar, não é mesmo? Posso dizer que isso realmente não tem nada a ver para aqueles que vê apenas um ponto no corpo, mas para quem enxerga que a boca (que até poderia ser esse ponto) emite e recebe estímulos de acordo com aquilo que recebe, fica bem fácil entender que o organismo precisa estar em sintonia para funcionar adequadamente.

A “minha” odontologia é tão vasta, que cada vez mais temos uma nova descoberta na saúde bucal. O intuito é desvendar a melhor forma de integrar o indivíduo no contexto holístico. Se você se interessou, continue acompanhando o blog, que a partir desse texto você poderá ler mais do que se trata as áreas que mencionei acima. Ah, e você também pode me enviar sugestões de temas. Até a próxima semana! 

*Karyne Magalhães é cirurgiã-dentista, habilitada em Laserterapia e qualificada no tratamento da Halitose, vice-presidente da Associação Brasileira de Halitose (Abha), membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-GO) e membro da Sociedade Brasileira de toxina botulínica e implantes faciais (SBTI). Acesse karynemagalhaes.com.br e botoxgoiania.com.br.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA