Blog da Boca pra Fora

Práticas integrativas: laserterapia

Shutterstock


Dentre as diversas práticas da saúde integrativa na odontologia, é bem provável que a laserterapia seja a mais conhecida entre os cirurgiões-dentistas e a população. No entanto, mesmo assim, ainda hoje há muita gente que desconhece as finalidades dessa técnica. Para se ter uma ideia, quando falamos em laser na odontologia, o primeiro pensamento é o clareamento dental. Mas embora esse tratamento possa ser realizado com o uso dessa luz, esse procedimento não é uma terapia. 

Clarear os dentes com ou sem o uso do laser está dentro dos tratamentos da área que cuida da estética. Já a laserterapia cuida dos processos de dor, de reparo dos tecidos, de bioestimular e reparar praticamente todas as lesões que acometem a boca e a face. Podemos citar, por exemplo, o tratamento da mucosite, que são lesões originadas dos tratamentos de câncer de cabeça e pescoço. A laserterapia oferece um alívio imediato na dor e desconforto que essas "feridinhas" provocam durante uma determinada fase de tratamento contra o câncer. Além disso, o processo cicatrização dessas lesões acontece mais rápido. 

Já nas parestesias, que são as dormências pós-cirúrgicas, ou na paralisia facial de Bell há benefícios desde que se recorra mais precocemente a laserterapia. Nesses casos, ela age como coadjuvante a medicamentos para recuperação da sensibilidade (nervos). A candidíase bucal, o herpes e várias outras doenças bucais também podem ser tratadas com a laserterapia. Nessas situações, é usada uma substância fotossensibilizante para inativação dos microrganismos, que também é uma terapia fotodinâmica muito utilizada.

Os aparelhos de laser produzidos no Brasil e certificados pela Anvisa são seguros. Além disso, cirurgiões-dentistas qualificados na laserterapia podem oferecer tratamentos conforme a necessidade clínica da pessoa. Assim, seja qual for o seu problema de saúde bucal, a sua dor ou qualquer desconforto que você sinta, de alguma forma você se beneficiará com o laser, quando bem empregado, sendo ou não associado à outras terapias da prática integrativa.

*Karyne Magalhães é cirurgiã-dentista, habilitada em Laserterapia e qualificada no tratamento da Halitose, vice-presidente da Associação Brasileira de Halitose (Abha), membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-GO) e membro da Sociedade Brasileira de toxina botulínica e implantes faciais (SBTI). Acesse karynemagalhaes.com.br e botoxgoiania.com.br.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA