Blog da Boca pra Fora

Saúde bucal: vitaminas não podem faltar

Shutterstock

 

Quando pequenas escutamos que "tem que comer para crescer". Aposto que muitas de nós temos lembranças como essa, não é mesmo? Então não é segredo que o alimento, de preferência o saudável, nós faz “crescer” e nos dá saúde. E as vitaminas encontradas nos alimentos são também responsáveis pela qualidade da nossa saúde bucal. Sendo assim, na ausência ou no excesso delas a nossa boca pode padecer. 

Quando falamos de vitaminas, podemos pensar em uma sopa de letrinhas: A, B, C, D, E, K. Elas são pequenos nutrientes essenciais para o nosso organismo e a sua obtenção se dá por meio de uma alimentação equilibrada, contendo quantidades suficientes de verduras, frutas, legumes e proteínas de origem animal e vegetal. Algumas delas são pouco absorvidas no trato gastrointestinal e outras bem absorvidas pelo intestino delgado. Dentre as vitaminas, as do complexo B e C raramente alcançam concentrações tóxicas ao nosso organismo. As “B” estão nos alimentos ricos em proteína animal, como o ovo, e as "C" nas frutas, como o melão, morango, laranja e limão. 

O nutricionista é o profissional indicado para checar a quantidade de vitaminas e minerais que você deve ingerir diariamente. Mas para avaliação da saúde bucal, você precisará se consultar com um cirurgião-dentista, que fará uma avaliação minuciosa da cavidade bucal e solicitará exames, caso aja desconfiança da ausência de alguma vitamina específica.

Conheça as desordens bucais mais comuns da hipovitaminose:

- Gengivite; 
- Doenças periodontais (osso, ligamentos e gengiva);
- Hemorragia bucal (espontânea ou não);
- Mucosas avermelhadas e/ou irritadas;
- Queilites (inflamações nos cantinhos da boca);
- Língua despapiladas (língua lisa);
- Aftas;
- Ardor bucal;
- Infecções e inflamações da mucosa da boca;
- Atrofia de glândula salivar (redução da saliva);
- Mau hálito;
- Dores e desconfortos bucais.

Uma boa higienização bucal, visitas ao cirurgião-dentista, alimentação saudável e a prática de atividade física são fundamentais para manter a saúde bucal em dia. Se você tem dúvidas sobre a concentração de vitaminas no seu organismo consulte o seu médico e o seu cirurgião-dentista.

*Karyne Magalhães é cirurgiã-dentista, habilitada em Laserterapia e qualificada no tratamento da Halitose, vice-presidente da Associação Brasileira de Halitose (Abha), membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-GO) e membro da Sociedade Brasileira de toxina botulínica e implantes faciais (SBTI). Acesse karynemagalhaes.com.bre botoxgoiania.com.br.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA