Blog da Boca pra Fora

Tem lesão na boca? Procure um cirurgião-dentista!

Shutterstock

Provavelmente você já teve alguma afta, já machucou a boca de alguma maneira e, por alguns dias, ficou sentindo o desconforto até mesmo na hora falar, não é verdade? Saiba que isso pode ser "defeito" de uma pequena restauração dental.

É bastante comum as pessoas terem alguma restauração nos dentes, em decorrência de uma cárie, por uma fratura dental ou mesmo pelo desgaste dos dentes de forma fisiológica ou patológica (bruxismo). Até aí tudo bem! Mas você já pensou que uma simples restauração pode contribuir para machucar a sua boca?

Algumas vezes atendi pacientes que apresentavam lesões na boca, mas elas passavam imperceptíveis. Nesses casos, a pessoa só descobria após ser avisada. Outras vezes, recebi aqueles pacientes em que a língua ou a bochecha estavam cortadas, doloridas e inchadas, interferindo na vida deles.

É até comum a pessoa esperar alguns dias para ver se o desconforto passa sem a necessidade de procurar um cirurgião-dentista. E também é corriqueiro ouvir de algum paciente que, antes de recorrer ao dentista, ele esteve em busca de ajuda no consultório médico. A partir disso, o que era um "probleminha" pode se transformar em um "problemão", pois o que poderia ser resolvido apenas com o acabamento e polimento de uma restauração dental ou com a substituição, pode virar uma biópsia para diagnóstico da lesão que, muitas vezes, se suspeita de um câncer por não haver cicatrização em duas semanas. 

Mas e quando a restauração é a causa do problema? Justamente por isso é que nós, cirurgiões-dentistas, averiguamos todas as possibilidades de trauma, de agentes químicos e irritativos que possam colaborar com aquele "machucado". Os olhos clínicos não se enganam. Muitas vezes já tratei pessoas com pequenos ajustes! 

O mais correto para todos é fazer a manutenção da saúde bucal a cada seis meses. É queixar-se para o cirurgião-dentista daquilo que te incomoda. É fazer autoexame bucal, evitar hábitos deletérios, como o fumo e a introdução de unhas e objetos na cavidade bucal. Cuidando da saúde sistêmica e da saúde bucal, você evita exames desnecessários que podem afetar a sua qualidade de vida. 

Tem lesão na boca? Procure um cirurgião-dentista!


*Karyne Magalhães é cirurgiã-dentista, habilitada em Laserterapia e qualificada no tratamento da Halitose, vice-presidente da Associação Brasileira de Halitose (Abha), membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-GO) e membro da Sociedade Brasileira de toxina botulínica e implantes faciais (SBTI). Acesse karynemagalhaes.com.bre botoxgoiania.com.br.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA