Casa & Flora

Ambiente externo como natural ampliação do interior

Divulgação


Ultimamente tenho recebido muitos comunicados sobre as novas coleções ou reedições de móveis para a área externa, os chamados “outdoor”. Por isso, resolvi abordar esse tema de decoração, ao qual tenho um especial apreço. Com o advento de novos estilos de vida e uma diversa maneira de viver a casa, a fronteira entre os ambientes internos e aqueles externos se mostra sempre mais sutil. Que seja uma simples sacada, um amplo terraço ou um jardim, esses espaços se tornaram uma extensão do interior da casa.

As sacadas, terraços e varandas constituem hoje em um prolongamento da sala. Elas assumem múltiplas funções como verdadeiros espaços habitáveis. Atualmente, quando se constrói uma casa, é praticamente imprescindível uma grande varanda como continuação das áreas internas. Os espaços que antes eram destinados predominantemente às plantas se transformaram em lugares ideais para relaxar, comer, receber os amigos e se divertir.

Diante do protagonismo que alcançaram, a escolha dos móveis e acessórios “outdoor” são um aspecto importante da decoração e devem ser pautadas pelo conforto sem renunciar ao estilo. São ambientes a serem desfrutados com toda a comodidade possível. Assim, a funcionalidade e a resistência possuem um papel fundamental na escolha dos elementos de decoração, sem esquecer que o estilo deve ser uma continuação daquele utilizado no interior.

As propostas que surgem são cada vez mais interessantes, com amplas opções nos âmbitos dos materiais e inovação técnica. Os novos móveis para externo são singulares e desenvolvidos para proporcionar um conforto absoluto. Os recentes materiais com a ajuda da tecnologia são ousados e resistentes, como os tecidos high-tech de elevada prestação às intempéries. As matérias-primas naturais aliadas ao design arrojado conferem um toque sofisticado. As atuais propostas de decoração “outdoor”, sejam exóticas, clássicas ou contemporâneas, exprimem um desejo maior de estar ao ar livre e aproveitar os momentos de convívio com pausas relaxantes e cheias de bem-estar.

* Lenise Alves de Castro é goianiense/vilaboense, vive na Itália, é designer de interiores e trabalha em um estúdio de arquitetura em Milão. Ama design, história da arte, móveis, linhas curvas, artesanato, rios, azul, vinhos italianos e empadinhas de Goiás.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.

Divulgação
Coleção da Gan com design de Patrícia Urquiola
Divulgação
Gandiablasco
Divulgação
Gandiblasco
Divulgação
Coleção Tropicália da Moroso
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA