Casa & Flora

Harmonia entre o passado e o presente


Com a intenção de celebrar o estilo da casa italiana, a Molteni, marca de móveis famosa em todo o mundo, idealizou a decoração de uma estupenda “villa” (mansão). O principal objetivo desse projeto foi ressaltar a convivência harmônica entre o passado e o presente. Para isso, móveis contemporâneos são chamados a dialogar com preciosos clássicos de design, peças únicas assinadas por nomes como Gio Ponti, Werner Blaser, Yasuhiko Itoh, Afra e Tobia Scarpa.

Chamada “Villa Carminati”, essa casa maravilhosa fica perto do lago Maggiore e foi projetada pelo arquiteto Romeo Moretti entre 1938 e 1939. Ela é considerada o projeto mais importante do arquiteto. A estrutura se desenvolve em dois andares em uma planta quadrada, em torno de um pequeno pátio interno. O projeto engloba elementos da arquitetura clássica e estilo veneto, bem como características medievais e modernas, tudo entrelaçado de uma forma extremamente equilibrada e natural.

O vasto terreno, visto de uma grande varanda, apresenta numerosas espécies de árvores, algumas raras. Desde que foi construída, o local pertencia à mesma família, que pretendia uma casa de grande prestígio, tanto que ao longo de sua história sediou importantes encontros diplomáticos internacionais.

* Lenise Alves de Castro é goianiense/vilaboense, vive na Itália, é designer de interiores e trabalha em um estúdio de arquitetura em Milão. Ama design, história da arte, móveis, linhas curvas, artesanato, rios, azul, vinhos italianos e empadinhas de Goiás.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA