Casa & Flora

Reformar e decorar o banheiro

Divulgação


Reformar o banheiro é uma exigência que, em algum momento na vida de uma casa, se torna inevitável. Por ser um ambiente muito versátil, muitas pessoas gostam de se concentrar na decoração desse espaço. A decoração do banheiro se torna ainda mais interessante quando nos lembramos que ele é, também, um ambiente dedicado ao nosso bem-estar e relaxamento. 

A grande sintonia que existe hoje entre o design, a tecnologia e a experimentação permitiu o surgimento de novos materiais e revestimentos. Esse fato abriu muitas perspectivas em termos de decoração e praticidade. As soluções que surgem são cada dia melhores, mais bonitas, resistentes e ecológicas. Mas, afinal, o que é preciso para reformar e decorar um banheiro?

O primeiro aspecto a ser considerado é que o banheiro costuma ser um espaço que, em termos de estilo, não precisa seguir o resto da casa. Ou seja, é o lugar onde cada um pode ser livre para criar o espaço ideal e soltar a imaginação. Contudo, antes de pensar no design do banheiro, é necessário fazer uma análise do espaço e entender as modificações necessárias e como fazê-las. 

Os problemas mais comuns que costumam se apresentar na reforma, geralmente, são: dimensão insuficiente, locais escuros e novas funções a serem inseridas. Em seguida, é preciso se perguntar o que exatamente se pretende obter com a reforma. Será somente um ambiente prático e funcional? Ou talvez “um refúgio de autoexpressão”, onde pode-se dar lugar a própria criatividade?

Respondidas essas questões, se parte para a decoração e as escolhas de cunho estético. Os revestimentos para o banheiro avançaram muitíssimo nos últimos anos. Existe, atualmente, um mar de opções em termos de materiais, texturas e efeitos óticos. Desde o papel de parede resistente à agua ao grés porcelanato, inspirado em tramas de tecido. Temos ainda os micromosaicos em vidro ou mesmo os materiais não convencionais, como ferro, cobre ou bronze. Todos eles nos permitem transformar o banheiro em um ambiente muito exclusivo e personalizado. 

Para 2018, as linhas de decoração para banheiros optaram por cores claras, pastel e diferentes tons de cinza. O cinza é uma cor neutra atemporal e que dificilmente se tornará algo fora de moda. É também uma cor que combina muito bem com outras cores e com diversos tipos de materiais. Como regra geral, não é aconselhado utilizar cores escuras em banheiros pequenos ou que não possuem uma boa luz natural. Lembrem-se que a cor escolhida irá influenciar na percepção do espaço e na atmosfera em geral.

A principal sugestão é que devemos levar sempre em consideração o nosso estilo pessoal, mas também estarmos muito atentos às questões de ordem prática, como dimensão do ambiente, iluminação e funções adequadas às necessidades dos habitantes. Nos dias de hoje possuímos todas as ferramentas para criarmos um banheiro muito bonito, mas também fácil de limpar, prático e funcional.

* Lenise Alves de Castro é goianiense/vilaboense, vive na Itália, é designer de interiores e trabalha em um estúdio de arquitetura em Milão. Ama design, história da arte, móveis, linhas curvas, artesanato, rios, azul, vinhos italianos e empadinhas de Goiás.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.

 

 

Divulgação
Cerâmica Rgano
Divulgação
Mosaico da Appiani
Divulgação
Papel de parede lavável da Wall & Decò
Divulgação
Porcelanato que imita tecido Atlas Concorde
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA