Papo Musical

Concertos Didáticos para Juventude traz Fabio Zanon

Reprodução / Wikipédia


A temporada 2018 dos Concertos Didáticos para a Juventude inicia-se no próximo domingo (25), às 11 horas, no Centro Cultural UFG, Setor Universitário. A entrada é gratuita. O evento vai receber Fabio Zanon, considerado um dos maiores violonistas do Brasil. “Uma das figuras dominantes no cenário internacional do violão clássico”, diz o site Músicos do Brasil.

O projeto Concertos Didáticos para a Juventude já é realizado há mais de dez anos, sempre com coordenação de professoras da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG). Os eventos têm apoio da Lei Goyazes. O objetivo é a formação de público e, ainda, incentivar o conhecimento e a cultura da música de concerto, proporcionando mais segurança aos jovens. 

O concerto inicia-se com um papo musical, que traz informações básicas sobre instrumento, obras, compositores e músicos, sempre de maneira leve e acessível. Isso permite ao público desfrutar dessa nova aventura cultural. Muitas vezes, esses jovens estão assistindo uma performance dessa natureza pela primeira vez.

O violonista convidado, Fábio Zanon, tem contribuído para ampliar a percepção do violão no cenário da música clássica. O estilo de Fábio explora ao limite o potencial expressivo do violão, bem como a diversificada atividade como regente, camerista, professor, escritor, organizador e comunicador. Como solista, ele já se apresentou em mais de 50 países e toca constantemente nos maiores festivais ao redor do planeta.

Fábio tem repertório que inclui mais de 40 concertos com orquestra. Com carreira diversificada, mantém parceria com músicos como o violonista Yamandu Costa e os cantores Toquinho e Ney Matogrosso. Zanon venceu os dois maiores concursos internacionais de violão, o Certamen Francisco Tarrega, na Espanha, e o concurso internacional da Guitar Foundation of America (GFA). 

O violinista é recipiente de um grande número de distinções, entre elas o Prêmio Carlos Gomes e o Prêmio Bravo. Foi eleito Fellow da Royal Academy of Music, um título reservado para antigos alunos de excepcional destaque, como Sir Simon Rattle, Sir Harrison Birtwistle e Dame Evelyn Glennie.

No vídeo, ouviremos Fabio Zanon no programa do Sesc TV, gravado no Sesc Consolação, em São Paulo. O violinista executa peças de Henry Purcell, Manuel Ponce e Enrique Granados.

*Gyovana Carneiro é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, doutora em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal. Promove séries de Concertos em Goiânia.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA