Papo Musical

Concertos Didáticos para Juventude traz José Staneck e Flavio Augusto

Divulgação

A série Concertos Didáticos para Juventude encerra sua temporada 2017/2018 no próximo domingo, dia 19, às 11h, quando recebe no Centro Cultural UFG o gaitista José Staneck e o pianista Flavio Augusto que se apresentam há 10 anos em importantes festivais, trazendo a fusão de estilos com repertório que inclui obras de diferentes compositores.

O projeto é idealizado e realizado, desde 2006, por professoras da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG) e conta com o apoio da Lei Goyazes, proporcionando a estudantes e população em geral a oportunidade de se envolver com música de concerto. Antes das apresentações, há palestra sobre as obras, os instrumentos, os compositores e músicos de cada concerto.

Nesse encerramento de temporada, teremos a oportunidade de conferir um duo pouco usual: gaita e piano. A busca por diferentes sonoridades e de novas formas de expressão são o diferencial desse duo, formado por músicos com grande experiência camerística e em busca de novas formas de expressão, resultando em uma verdadeira conversa musical ao valorizar a riqueza tímbrica da harmônica e a solidez do  piano. 

Staneck é dono de um estilo próprio e une elementos tanto da música de concerto quanto da música popular brasileira e do jazz. Já lhe foram dedicadas algumas obras por importantes compositores brasileiros. Também participou de trilhas sonoras para cinema e atua com diferentes formações camerísticas, além de ter sido solista de diversas orquestras sinfônicas nacionais e internacionais.

O pianista Flavio Augusto é detentor de 28 prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano. Em 1988, tornou-se o primeiro brasileiro a ganhar o Concurso Internacional de Piano Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. Desde os 13 anos de idade, ele tem sido solista das principais orquestras do país. No exterior, já se apresentou em importantes salas de concerto e sua discografia inclui 13 CDs e um DVD. 

No programa de domingo, ouviremos obras de compositores como: W. A. Mozart, Edino Krieger, Luiz Avellar, James Mood, Guerra-Peixe, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Astor Piazzolla e Villa-Lobos. Será um belo concerto!

Ouviremos, a seguir, o Duo Staneck /Flávio Augusto tocando um arranjo do Preludio, de Chopin e Insensatez, de Tom Jobim

 

Serviço

Concertos Didáticos para Juventude 
José Staneck (gaita) e Flavio Augusto (piano)
Dia 19 de agosto (domingo)
Centro Cultural UFG (Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário)
Horário: 11h
Entrada Franca
Site: www.concertosemgoiania.com
Facebook e Instagram: @concertosemgoiania


*Gyovana Carneiro é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, doutora em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal. Promove séries de Concertos em Goiânia.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA