Papo Musical

Goiânia recebe Hermeto Pascoal

Divulgação / Reprodução


Nascido em 1936, em Lagoa da Canoa, Alagoas, o compositor arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal é considerado pela crítica especializada como um dos maiores gênios em atividade musical no mundo. Segundo biógrafos, os sons da natureza o fascinaram desde a infância. A partir de um cano de mamona de jerimum (abóbora), por exemplo, Hermeto fazia um pífano e ficava tocando para os passarinhos. 
 
Ainda criança, o compositor começou a tocar o acordeão de oito baixos do pai. Logo, ele estava tocando em forrós e festas de casamento em companhia do irmão mais velho, José Neto, com quem se revezava entre o acordeão e o pandeiro. A carreira passou por Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, com atuações em programas de rádio e TV. Ainda na década de 1960, o músico viajou para os Estados Unidos, onde gravou dois LPS atuando como arranjador, compositor e instrumentistas. 

Na década de 1970, já com projeção internacional e com o nome reconhecido pelo talento, qualidade e criatividade, Hermeto tornou-se, juntamente com um grupo, a atração de diversos eventos, como o I Festival Internacional de Jazz em São Paulo e o Festival de Montreux na Suíça. A carreira internacional decolou e ele foi aplaudido no Japão, Argentina, Estados Unidos e vários países da Europa.
 
Hermeto Pascoal já se apresentou junto a diversos músicos, com variadas formações musicais. Atualmente, ele performa em cinco formações diferentes: Hermeto Pascoal e Grupo, Hermeto Pascoal e Aline Morena, Hermeto Pascoal Solo, Hermeto Pascoal e Big Band e Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica.
 
Os goianos terão a oportunidade de ouvir Hermeto Pascoal na 8ª Edição do Goyaz Festival, que acontecerá na capital goiana entre os dias 26 a 28 de abril o Teatro Goiânia. Ouviremos Asa Branca (composição de Luís Gonzaga) na voz de Elis Regina e com Hermeto Pascoal no piano. A apresentação aconteceu no Festival de Montreux, em 1979. 

Serviço

Hermeto Pascoal em Goiânia 
Dia: 27 de abril (sexta-feira)
Local: Teatro Goiânia
Horário: 22h30
Entrada: gratuita
Mais informações: Goyaz Festival

*Gyovana Carneiro é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, doutora em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal. Promove séries de Concertos em Goiânia.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA