Papo Musical

Música e palavras revivem, em Goiânia, a obra de Chopin

O ator Philippe Etesse uniu sua genialidade ao talento do pianista Erik Berchot, vencedor do prêmio Frédéric Chopin de Varsóvia no ano de 1980, para, em 1987,  compor uma peça teatral estreada em Paris, no Théâtre de la Gaîté-Montparnasse, sobre a vida e obra do compositor polonês Frédéric François Chopin. 
 
A montagem partiu de recortes textuais da vida do compositor, utilizando-se de cartas de George Sand - o grande amor de Chopin - entrelaçadas com declarações e poemas de Musset, Liszt, Baudelaire, Gérard de Nerval e Saint-Pol-Roux. 

A música e as palavras  recontam   vinte anos da vida e da obra do polonês ao criar uma atmosfera de subjetividade acerca de sua biografia, contando a verdade dos fatos e envolvida na poética de seu contexto histórico. Chopin foi, sem dúvida, um dos mais importantes compositores do romantismo musical. Apesar da saúde frágil - morreu aos 39 anos de tuberculose - a sensibilidade e a inteligência tornaram sua obra prolífica, destacando, especialmente, as composições para piano. 
 
O espetáculo Chopin ou o Tormento do Ideal é encenado pela atriz  Nathalia Timberg e pela pianista Clara Sverner, que interpreta, ao vivo, as obras da montagem teatral ao piano. A direção impecável é de José Posse Neto. 
 
Nathalia é uma das grandes atrizes brasileiras, com 62 anos de trabalho e consagrada em uma sólida carreira. Em montagens que recontam a história de grandes compositores, além de Chopin, ela já interpretou uma musicóloga que tentava descobrir a verdade por trás das 33 variações de Beethoven na peça “33 Variações”, dirigida por Wolf Maya. 
 
Sucesso de público em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, Santo André, Araraquara e Birigui, o espetáculo estará em Goiânia nos dias 1º e 2 de setembro, no Teatro SESI. 
 
Ouviremos, a seguir, de Fréderic Chopin, a Balada n. 1 em sol menor, opus 23 com o pianista polonês Krystian Zimerman. 

Serviço

Espetáculo: Chopin ou o Tormento do Ideal
Dias: 1º e 2 de setembro (sábado e domingo)
Horário: 21h (sábado) e 20h (domingo)
Local: Teatro Sesi
Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) - Vendas na bilheteria do Teatro Sesi, pelo site www.tudus.com.br e Komiketo da T-4 (St. Serrinha).
Classificação indicativa: 14 anos

*Gyovana Carneiro é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, doutora em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal. Promove séries de Concertos em Goiânia.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.

Divulgação
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA