Papo Musical

Música russa em Goiânia

Shutterstock


Com a proximidade da Copa do Mundo de 2018, a Rússia (sede do campeonato neste ano) tem povoado o noticiário e a imaginação de todos aqueles que acompanham o mundial de futebol. A Revolução de 1917 instaurou o socialismo no país, que em poucos anos se juntou a outros países, formando a União da República Socialista Soviética (URSS). 

A oposição da URSS em relação aos Estados Unidos durante todo o período da Guerra Fria criou uma divisão no mundo e um isolamento da cultura soviética em relação aos países capitalistas: atrás da “cortina de ferro”, a União Soviética adotou o realismo socialista como estética oficial, influenciando todas as gerações de músicos do século 20. Mas quem são esses músicos e como são suas canções?

No que diz respeito à música folclórica, há um som bem distinto de um instrumento de cordas, com sonoridade bem peculiar: a balalaica. Kalinka, Katiusha, Poliushka Poliê e Suliko são algumas das canções que compõem o repertório tradicional desse gênero por lá. Já a musica russa de concerto produziu obras e nomes entre os mais importantes da cultura universal nos últimos duzentos anos. Os balés de Tchaikovsky, o afamado “Grupo dos Cinco” (formado por Balakirey, Mussorgsky, César Cui, Kosakoy e Borodin) e, ainda, os sucessores e músicos pelo grupo influenciados: Stravinski, Prokofiev, Rachmaninov, Shostakovitch, Alyabyev, Glinka, Khachaturian e tantos outros. 

Os goianos terão a oportunidade de ouvir dois músicos russos, o pianista Evgeny Rivkin e o violinista Levon Ambartsumian. Eles tocarão música russa em um recital no Centro Cultural UFG na próxima quarta-feira, dia 30 de maio.  

Ouviremos uma das obras que será apresentada em Goiânia, a Sonata op. 1 para Violino e Piano de K. Khachaturian, interpretada pelo violinista Leonid Kogan. Ao piano, o próprio compositor. Russo, de origem armênia, Khachaturian escreveu essa sonata em 1947. A obra possui abordagem tonal e, como a maioria das obras de Khachaturian, se destaca pela movimentação rítmica com uso cuidadoso e idiomático de forças instrumentais.

Serviço

Concertos Didáticos para Juventude - Música Russa
Data: 30 de maio (quarta-feira)
Levon Ambartsumian , violino
Evgeny Rivkin, piano
Obras de:  Alyabyev / Glinka / Khachaturian 
Centro Cultural UFG (Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário)
Horário: 20h30
Entrada franca
Coordenação geral: Gyovana Carneiro / Direção artística: Ana Flávia Frazão
Site: www.concertosemgoiania.com
Facebook e Instagram: @concertosemgoiania

*Gyovana Carneiro é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, doutora em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal. Promove séries de Concertos em Goiânia.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA