Papo Musical

O som pianístico de Claude Debussy

Reprodução / Wikipédia


Há cem anos morria Claude Debussy (1865-1918), compositor francês que abriu as portas para uma nova era na música. Assim como Beethoven influenciou a maioria dos compositores do século 19, quase nenhum compositor do século 20 e mesmo do século 21 deixou de ser influenciado por Claude Debussy.  Segundo o compositor russo Stravinsky, “somente alguns compositores alemães se distanciaram da influência de Debussy”. 

O compositor francês emancipou a consonância, abrindo mão das funções tradicionais da harmonia ocidental e estendendo a atenção para outras culturas. A música de Debussy é original e parece nunca envelhecer. Cem anos após a sua morte, ele ainda parece um compositor dos dias atuais.

Muitas são as homenagens feitas em decorrência dessa data. Em Goiânia, o compositor será homenageado em um concerto totalmente dedicado à sua obra para piano. O pianista não poderia ser mais bem escolhido. José Eduardo Martins, autor da publicação “O Som Pianístico de Claude Debussy” é, sem dúvida, um dos maiores conhecedores da obra do compositor francês. 

Segundo Martins: “Sobre Debussy há livros obedecendo o caminho pleno de gráficos, com explicações anexas ininteligíveis até para músicos experientes. Aprisionam nesse grafismo o que há de fundamental na obra de Debussy, pois negligenciam a essência da busca do som, do timbre e essa qualidade das proporções sonoras que leva ao desenvolvimento e faz entender o estilo do compositor”.

Ouviremos o Etude Pour les arpèges composés para piano de Claude Debussy interpretado pelo pianista José Eduardo Martins.

Serviço

Concertos Didáticos para Juventude “Homenagem à Debussy”
Data: 06 de junho (quarta-feira)
José Eduardo Martins, piano
Centro Cultural UFG (Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário)
Horário: 20h30
Entrada franca
Coordenação geral: Gyovana Carneiro / Direção artística: Ana Flávia Frazão
Site: www.concertosemgoiania.com
Facebook e Instagram: @concertosemgoiania

*Gyovana Carneiro é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, doutora em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal. Promove séries de Concertos em Goiânia.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA