Papo Musical

Para quem vai o Oscar de Melhor Canção Original?

Featureflash Photo Agency / Shutterstock.com


Entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em reconhecimento à excelência de profissionais dessa indústria, o Oscar é uma cerimônia formal na qual prêmios são entregues em uma das celebrações mais midiáticas do planeta. Mais importante prêmio do cinema mundial, o Oscar foi criado por Louis B. Mayer e é entregue anualmente em Los Angeles, nos Estados Unidos. 

A primeira premiação aconteceu em 1929, no Hotel Roosevelt, em Hollywood, para honrar as realizações cinematográficas mais proeminentes dos anos de 1927 e 1928. Somente na década de 1950 é que Oscar passou a ser televisionado e, na época, apenas para os Estados Unidos e o Canadá. Foi só a partir de 1969 que a cerimônia passou a ser exibida em âmbito internacional.

No Brasil, foi a partir de 1970 que os telespectadores puderam assistir o evento pela primeira vez, via satélite. Atualmente, o Oscar é um dos maiores eventos televisivos do mundo, estimando-se que mais de um bilhão de pessoas assistem ao vivo a cada ano. O evento equipara-se a audiência da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos.
 
No próximo domingo, 24 de fevereiro de 2019, o mundo irá assistir a premiação do Melhor Filme, Direção, Ator e Atriz, Fotografia, Roteiro Original e Adaptado, Figurino, Maquiagem e Cabelo, Design de Produção, Montagem, Melhor Documentário, Melhor Animação, Efeitos Visuais, Melhor Curta, Edição de Som, Mixagem de Som, Trilha Sonora Original e Canção Original. 

A categoria de Melhor Canção Original foi introduzida na sétima cerimônia de entrega dos prêmios do Oscar. Nessa categoria, quem recebe o prêmio são os compositores de canções escritas originalmente para um filme. Das noventa canções originais inscritas, quinze passaram para a segunda fase e apenas cinco ainda estão na disputa. São elas: “All the Stars”, do filme A Pantera Negra; “I’ll Fight “, de RBG; “The Place Where Lost Things Go”, de O Retorno de Mary Poppins; “Shallow”, de Nasce Uma Estrela e “When A Cowboy Trades His Spurs For Wings”, do longa A Balada de Buster Scruggs.
 
Qual a sua favorita? Em quem você aposta? O Oscar é sempre uma surpresa. Antes de saber o resultado oficial, vamos ouvir "Shallow", de Nasce uma Estrela, uma das favoritas para levar a estatueta de Melhor Canção Original. Shallow foi gravada pela compositora e atriz americana Lady Gaga e pelo ator Bradley Cooper. A composição foi coescrita por Lady Gaga, Mark Ronson, Anthony Rossomando, Andrew Wyatt, e produzida por Benjamin Rice e Lady Gaga.

*Gyovana Carneiro é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, doutora em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal. Promove séries de Concertos em Goiânia.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.

 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA