Papo Musical

Quarteto de cordas e piano em Goiânia


O projeto Concertos traz para Goiânia o Coull Quartet da Royal Academy of Music e a pianista  Clelia Iruzun, que tocarão no auditório do Sesc Cidadania no próximo dia 04 de outubro, às 20h30. A entrada é gratuita. O quarteto  inglês é reconhecido desde 1977 como formação oficial da Universidade de Warwick e é composto por Roger Coull (violino), Philip Gallaway (violino), Jonathan Barritt (viola) e Nicholas Roberts (violoncelo).
 
Desde meados da década de 1980, o Coull Quartet fez mais de 30 gravações com uma ampla seleção do repertório, incluindo os quartetos de Mendelssohn e Schubert até a música de câmara britânica do século 20 e contemporânea. O CD de quartetos de Mawe Britten no Somm label recebeu reconhecimento mundial, além de ser destacado na "Editor's Choice" da revista Gramophone. Ele também foi referido como o "Benchmark Recording" pela BBC Music Magazine.  A rara combinação de maturidade e frescura que caracteriza as performances do quarteto é destacada pelos críticos por onde se apresentam. 

Já a pianista brasileira radicada em Londres, Clelia Iruzun, traz um colorido e musicalidade espontânea, que também a tem destacado no cenário internacional. Ela já trabalhou com pianistas de prestígio, como Nelson Freire, Jaques Klein, Stephen Kovacevich e FouTs’Ong e com a famosa professora brasileira Mercês de Silva Telles em Paris.
 
Uma das obras que será apresentada na próxima quarta-feira, em Goiânia, o Quinteto para Piano e Quarteto de Cordas, do compositor alemão Robert Schumann (1810-1856), foi composta em 1842. Schumann dedicou o Quinteto de piano a esposa, a pianista Clara Schumann (1819-1896). Destacado pelo caráter "extrovertido e exuberante", o Quinteto de Schumann é considerado uma das melhores composições do compositor. Ao combinar o piano com quarteto de cordas, Schumann "praticamente inventou" um novo gênero musical. Antes de Schumann, os quintetos de piano eram normalmente compostos por piano, violino, viola, violoncelo e contrabaixo, como a famosa “Truta” de Franz Schubert (1797-1828). 

Ouviremos o Quinteto de Schumann em uma gravação realizada em 30 de maio de 2011, na Sala de Música de Câmara da Orquestra Filarmônica de Berlim com Martha Argerich no piano, Guy Braunstein no violino, Kashimoto Daishin no violino, Amihai Grosz na viola e Mischa Maisky no violoncelo.

Serviço: 

Concertos em Goiânia - Clélia Iruzun e Coull Quartet
Data: 04 de outubro (quarta-feira)
Auditório do Sesc Cidadania (Av. C-197 c/ Av. C-198, Jardim América, Goiânia)
Horário: 20h30
Entrada franca
Coordenação geral: Gyovana Carneiro / Direção artística: Ana Flávia Frazão
Site: www.concertosemgoiania.com
Facebook e Instagram: @concertosemgoiania

*Gyovana Carneiro é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, doutora em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal. Promove séries de Concertos em Goiânia.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA