Vida Clara

O museu de Victor Hugo em Paris

EQRoy / Shutterstock.com


Domingo passado, como de costume, fui passear pelas ruas do Marais, um bairro de Paris. Elas são sempre muito badaladas e alegres, ainda mais em um lindo dia de sol. Há música tocando por toda parte, com direito à dançarina em estilo belle époque, cantora de ópera e harpista. Um verdadeiro festival artístico à céu aberto!

Na famosa Place des Vosges, praça mais antiga de Paris, encontramos várias pessoas sentadas no gramado, tomando banho de sol. Em lugares como aqui, onde o sol é quase sempre tímido, quando o mesmo resolve nos dar o ar da graça aproveitamos cada instante. 

Durante o passeio contei com a companhia de uma amiga de Portugal, que visitava a cidade. Fizemos todo o percurso das galerias de arte que ficam ao redor da praça. E ao chegarmos ao 6 Place des Vosges nos deparamos com o apartamento do famoso escritor Victor Hugo. Sem hesitar, ali fomos nós, viajar no tempo, para descobrir um pouco mais da vida desse grande nome da literatura francesa.

Ao entramos no apartamento, temos a impressão de visitar o próprio Victor Hugo, familiarizando-nos com o poeta, o artista visionário, o pensador comprometido e, claro, o grande escritor. Afinal, estamos em ambientes onde ele viveu e que ele mesmo moldou. Podemos ver desenhos, cenários de cada sala e suas obras de gênio. Pessoalmente, gostei especialmente do estilo eclético do poeta. Dentro do mesmo apartamento, tive a sensação de viajar por culturas e costumes diferentes. 

Um pouco sobre o museu:

No ano de 1832, Victor Hugo mudou-se para um apartamento instalado na Place des Voges, no bairro Le Marais, em Paris. Lá ele morou até 1848. Durante esse tempo, ele foi visitado por escritores como Honoré de Balzac, Alfred de Musset, Alexandre Dumas e o compositor Franz Liszt. Foi em 1902 que Paul Meurice, amigo próximo do poeta, propôs à cidade de Paris, proprietária do local, criar no 6 Place des Vosges uma casa de Victor Hugo, como as de Dante, Shakespeare ou Goethe. Inaugurado em 30 de junho de 1903, o museu é dividido entre o apartamento de Victor Hugo, no segundo andar, e um espaço dedicado às exposições temporárias, no primeiro andar. O apartamento é dividido em salas, as quais lhe convido descobrir no vídeo que preparei para este blog.

Uma breve história da vida de Victor Hugo

Victor Hugo nasceu em 1802 e morreu em 1885. Ele foi um dos maiores escritores românticos da França no século 19. É autor dos romances “Os Miseráveis” e “O Corcunda de Notre Dame” (que ganharam adaptação no cinema), entre outras obras célebres. O escritor nasceu em Besançon, França, no dia 26 de fevereiro. Foi o terceiro filho de Sophie Trébuchet e Joseph Léopold Sigisbert Hugo, general do exército napoleônico. Passou quase toda a infância fora da França. Já aos 14 anos era leitor assíduo das obras de René Chateaubriand, o iniciador do romantismo francês. Com 16 anos chamou a atenção da Academia Francesa com o livro “Vantagens de Estudo”. Em 1822, ele se casou com Adèle Foucher, amiga de infância, com quem teve cinco filhos. Nesse mesmo ano, Victor Hugo publicou “Ode e Poesias Diversas”, sua primeira antologia poética. Em 1827, o prefácio do drama histórico “Cromwell” foi considerado o manifesto do movimento romântico da literatura francesa. O período entre 1829 e 1843 foi o mais produtivo do escritor. Nessa época ele escreveu “Notre Dame de Paris”, também conhecido como “O Corcunda de Notre Dame”, “Folhas de Outono”, “Lucrécia Borgia”, “Maria Tudor”, “Contos de Crepúsculo”, entre outras.

Pensamentos de Victor Hugo 

Convido você a se deixar levar pelas sábias palavras desse grande gênio literário.

"O futuro tem muitos nomes.
Para os fracos é o inalcançável.
Para os temerosos, o desconhecido.
Para os valentes é a oportunidade".

"Nada se assemelha à alma como a abelha. Esta voa de flor para flor, aquela de estrela para estrela. A abelha traz o mel, como a alma traz a luz".

* Clara Crosara é brasileira com descendência italiana, europeia em estilo de vida, cidadã do mundo e mora em Paris desde 2009. É designer de moda, com mestrado em marketing da moda e do luxo. Há dez anos trabalha no setor do luxo e, atualmente, está em diferentes projetos.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA