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A diferença entre ganhar peso e engordar

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Ganhar peso e engordar podem significar a mesma coisa na cabeça de muita gente.  Todavia, não é assim que funciona para a nutrição. Também não se pode ler os números da balança de maneira literal. Afinal, engordar é ganhar gordura e perder massa magra. Medir o emagrecimento envolve outras ferramentas e expertises do nutricionista. Não apenas o que a balança aponta.

Ao mesmo tempo, existem modalidades esportivas em que o sobrepeso faz toda a diferença. E isso não quer dizer que o atleta não tem uma rotina saudável ou baixo percentual de gordura. Por isso, quando se fala em ganho de peso (aumento ponderal), deve-se ter em mente o ganho de massa magra.

Na prática, quando um paciente está em processo de emagrecimento, mas não nota tanta diferença na balança, é necessário perceber que a rotina de dieta e exercícios físicos deixa o corpo mais compacto e definido. Um quilo de gordura tem um volume muito maior do que um quilo de massa magra.

Assim, para saber se o paciente está reduzindo o percentual de gordura, o nutricionista usa alguns equipamentos e exames. O adipômetro mede as dobras cutâneas e a espessura do tecido adiposo. A bioimpedância é um exame que analisa o peso corporal. Já o DEXA consiste em um programa de avaliação da composição corporal de forma precisa. É o método mais moderno e exato do mundo!
 
Não existe alimento que engorda

A verdade é que não existe um alimento que engorda. O processo de engordar está relacionado a quantidade ingerida e à taxa metabólica basal do paciente, que consiste no número de calorias que o corpo gasta para sobreviver. Ou seja: é possível comer um alimento calórico e não engordar, desde que esteja dentro das calorias que você necessita diariamente.

A lógica contrária também vale. Ao consumir demasiadamente alimentos saudáveis, o indivíduo engorda. O processo de emagrecimento é extremamente individualizado. Ele começa buscando um nutricionista e identificando os vilões que estão levando o paciente a engordar. Essa avaliação vai além da dieta, uma vez que envolve os hábitos e a trajetória de vida de cada um.

Muitas vezes, são crenças limitantes que dificultam o paciente a alcançar suas metas. Estresse, insônia e ansiedade são agravantes. É preciso mexer com a cabeça do indivíduo. Além disso, é importante ter os alimentos como aliados do emagrecimento e não como uma fuga. 
 
*Nany Sado é Nutricionista.  Especialista em Body Nutrition, Nutrição Esportiva e Fitoterapia aplicada à Nutrição, a profissional adota coaching no processo de reeducação alimentar de seus pacientes e coleciona bons resultados. Vive em Goiânia, ama correr, viajar e descobrir novidades do estilo de vida saudável.   

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