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Comer mexendo no celular faz você ganhar peso

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O título deste texto não é uma constatação pessoal. De acordo com estudos científicos, comer mexendo no telefone celular faz você ganhar peso. E a lógica é muito simples. Enquanto você se ocupa com o celular, deixa de direcionar a atenção para as refeições e tende a ingerir muito mais comida do que seu organismo realmente precisa. O tempo gasto com o celular na hora de comer também afeta a velocidade em que o alimento é ingerido. Come-se muito mais rápido!

Há pessoas que só olham para o prato quando a comida já acabou. E os reflexos desse comportamento impactam nossos hormônios. Afinal, a informação de “estar comendo” chega ao cérebro incompleta. É necessário dar ao organismo percepções para que ele note que está sendo alimentado. O cheiro, a textura, o sabor. Também é preciso tempo. É assim que o hipotálamo vai entender que a grelina (hormônio da fome) será substituída pela lepitina (hormônio que dá a sensação de saciedade).

Um estudo realizado por pesquisadores japoneses ao longo de um ano constatou que pessoas que mexiam no celular durante as refeições ganhavam mais peso do que quem deixava o aparelho de lado. O resultado da pesquisa chegou a até 3 kg a mais de peso em um ano por causa do hábito de não desgrudar do eletrônico. Portanto, fique longe de distrações e dedique um momento à comida. O celular é o maior ladrão de atenção da atualidade, mas o conselho também vale para a TV, o tablet, o computador e até mesmo os recentes relógios interativos.
 
Mindful eating, a atenção plena na hora das refeições

O mindfulness é uma técnica que auxilia as pessoas a dedicarem atenção a uma determinada atividade por um período de tempo. Quando é feito o recorte para a nutrição, nos deparamos com o mindful eating, que é a atenção plena à comida. Ou seja, comer devagar, respirar, descobrir o sabor, com calma. Tudo isso faz o cérebro entender de modo mais eficaz, que você está se alimentando.

A verdade é que o mindfulness começa a se difundir como uma técnica de meditação, que traz benefícios em várias áreas da vida. Já é comprovado que o indivíduo que dedica atenção plena ao que está fazendo lida menos com patologias como ansiedade, depressão e irritabilidade. Tais doenças acarretam, na maioria das vezes, em ganho de peso. Ao optar pela prática do mindful eating, por exemplo, você tende também a construir relacionamentos melhores com seus pares e evoluir quando o assunto é trabalho em equipe. Assim, há inúmeros benefícios que vão muito além do emagrecimento.

*Nany Sado é Nutricionista.  Especialista em Body Nutrition, Nutrição Esportiva e Fitoterapia aplicada à Nutrição, a profissional adota coaching no processo de reeducação alimentar de seus pacientes e coleciona bons resultados. Vive em Goiânia, ama correr, viajar e descobrir novidades do estilo de vida saudável.   

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