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Dicas para aproveitar o Carnaval com energia de sobra

Cintia Erdens Paiva / Shutterstock.com


Muita gente já está de olho nos dias de festa durante o feriado do Carnaval, que neste ano ocorre no dia 5 de março. Por isso, vale lembrar que tomar alguns cuidados com a saúde pode prevenir problemas durante a folia e garantir o retorno à rotina com mais disposição. 

A verdade é que, assim como você se dedica a escolher a fantasia mais criativa para o bloquinho, deve tirar um tempo e preparar seu organismo para o Carnaval. Ao se hidratar bem nos dois dias que precedem o feriado, por exemplo, você amenizará os efeitos do calor e da bebida alcoólica. 

Já nos dias da folia, busque intercalar a bebida alcoólica com líquidos, que irão manter seu corpo hidratado. Água, água de coco, frutas suculentas e da estação são suas aliadas. Em relação à alimentação, tente fazer ao menos uma boa refeição em casa antes de sair para se divertir. 

Batata doce, tapioca com frango e pão integral com alguma proteína magra darão a energia que você precisa para cair na farra. Frutas e barras de castanhas podem te ajudar a enganar a fome e resistir a frituras, cuja digestão é mais lenta, ou a lanches com ingredientes, cuja conservação é difícil. 

Quais alimentos são seus aliados e o que evitar

Se o seu programa de Carnaval envolve bloquinhos de rua, calor e pouca estrutura em termos de alimentação, evite frutos do mar, porque eles têm de estar em temperatura adequada para serem consumidos. O mesmo vale para lanches com maionese ou molhos, uma vez que estragam muito fácil. Esses cuidados ajudarão a prevenir algum mal-estar gástrico.

Já alimentos ricos no complexo vitamínico B, tais como banana, ameixa, castanha do Pará, espinafre entre outros, são seus grandes aliados contra a ressaca.

Como se recuperar do Carnaval e voltar à rotina

A primeira coisa a se combater, depois do Carnaval, é a ressaca. A hidratação é prioridade. Verduras e hortaliças verdes escuras melhoram o funcionamento do fígado, órgão que fica sobrecarregado pela ingestão em excesso de bebida alcoólica. 

Um shake com banana, água de coco e espinafre é rico em potássio, vitaminas do complexo B e eletrólicos. Ao se alimentar, opte por carnes magras, sem gordura, e um bom omelete. 

Recuperar o sono é o segundo passo para reequilibrar o organismo e a rotina. Chás de camomila, melissa e própolis estimulam o descanso e reduzem os efeitos oxidativos. Volte logo a  fazer exercícios físicos e ingira alimentos do complexo B, que darão novo fôlego ao sistema imunológico.  Assim,  você sentirá menos os efeitos da folia.

* Nany Sado é Nutricionista.  Especialista em Body Nutrition, Nutrição Esportiva e Fitoterapia aplicada à Nutrição, a profissional adota coaching no processo de reeducação alimentar de seus pacientes e coleciona bons resultados. Vive em Goiânia, ama correr, viajar e descobrir novidades do estilo de vida saudável.

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