Viva Saúde

Passos para uma vida mais feliz - #1

Shutterstock

As mudanças positivas para uma vida mais feliz, tão comentadas nos blogs anteriores, finalmente chegaram. É hora de colocarmos a mão na massa e começarmos a conquistar essa tal felicidade. As transformações propostas aqui são baseadas no documentário “Making Australia Happy”, da rede de televisão ABC, que tratou sobre a ciência da felicidade. Um grupo de pesquisadores trabalhou com oito voluntários de Marrickville, um subúrbio da cidade de Sidney, onde os moradores demonstraram a menor taxa de bem-estar da Austrália.

Esses voluntários participaram de um programa de oito semanas, com foco na melhoria da felicidade. E o resultado foi um sucesso. Se deu certo para eles, também pode ser bom para você. Vamos ao primeiro passo do programa, então?

#Passo1 

Quando pensamos em uma vida mais feliz, mais gratificante e significativa, precisamos de um sistema de navegação para orientar nossa caminhada, se não corremos o risco de nos perdermos em trilhas insignificantes, improdutivas e conflituosas, que nos trazem mais mal-estar do que felicidade. E sabe qual é o nosso GPS da felicidade? Os valores.

Sim, os valores. Mas calma aí. Não estou falando daqueles valores que têm como base os comportamentos socialmente desejáveis. Aqueles representados pelas típicas frases “eu tenho que”, “eu devo”, “eu sou obrigado” ... Não são os valores que a sociedade ou a família nos impõem. Pode até ser que seus valores pessoais coincidam com valores sociais e familiares, mas não necessariamente serão os mesmos. Os valores que vão nortear sua caminhada na construção de uma felicidade sustentável são os seus valores autênticos, aqueles que realmente definem quem você é, que definem as suas atitudes, escolhas e decisões. 

Estou falando de tudo aquilo que é importante para você, de tudo o que é inegociável na sua vida, tudo o que te motiva e te inspira. Você tem clareza de quais são os seus valores essenciais? Se não tiver essa clareza, fica mais difícil ser feliz. Um dos pilares da felicidade é você viver de acordo com o que acredita, conectada com a verdade da sua essência. Se você faz alguma coisa para agradar ao outro, mas que vai contra os seus valores, é infelicidade na certa. Uma pessoa que tem como valor essencial a honestidade e trabalha em um local onde é obrigada a mentir e trapacear, não conseguirá ser feliz, por exemplo.
 
Francesc Torralba expressa muito bem essa verdade quando diz que “o indivíduo e seus valores formam uma unidade tão compacta que quando você se vê obrigado a negá-los ou até mesmo a traí-los, sente-se profundamente agredido, como se negasse a si mesmo. Os valores gritam, são como vozes que nos impelem a viver de determinada maneira, a sermos coerentes com uma filosofia de vida”. Então, se você não anda muito feliz, observe se não são seus valores que andam gritando por uma mudança.
 
Se você não tem clareza de quais são os valores autênticos que norteiam a sua vida, comece já essa primeira mudança positiva para conquistar uma felicidade mais sustentável. Defina o que vai te conduzir nessa jornada do bem-estar e felicidade, o que vai nortear suas escolhas e decisões. Depois que conseguir listar seus valores essenciais, reflita se eles realmente te representam: você sente que sua vida não tem sentido sem esses valores? Eles representam mais a empresa onde você trabalha do que você mesmo? Você considera esses valores importantes porque são socialmente aceitos ou porque realmente refletem o que você mais preza na vida? Esses valores foram herdados dos seus pais e já não fazem mais sentido na sua vida atual ou são essenciais para você se sentir bem e confortável? Ao ler essa lista de valores você se sente em paz e impelido a viver de acordo com eles? 

Quando você tiver a certeza de que esses valores realmente te representam, reflita: o que você faz na sua vida hoje que reflete esses valores? O que você pode fazer para nutrir ainda mais eles? O que você tem feito que não está alinhado com esses valores? Seus objetivos e sonhos estão alinhados com eles? Após as reflexões, você pode sentir a necessidade de rever alguns valores. E está tudo certo. 

Uma dica para te apoiar nessa definição é você relembrar os momentos da sua vida em que você se sentiu mais realizada, confortável, feliz e em paz. Geralmente, quando nos sentimos assim é porque estamos agindo e pensando de forma coerente com nossos valores e nossa essência. Um estado de paz interior é essencial para viver uma vida mais feliz. Então, atualize seu GPS e elimine os conflitos internos. Viva de forma mais coerente com seus valores e sinta-se cada vez mais feliz.     
     
*Yara Carvalho é pedagoga, psicopedagoga e especialista emocional. Tem pós-graduação em Psicologia Analítica e Psicologia Transpessoal e várias formações na área de desenvolvimento humano, inteligência emocional, relacionamentos interpessoais e Psicologia Positiva. É facilitadora de programas de autoconhecimento e desenvolvimento da inteligência emocional e de workshops para pais que desejam investir em seus relacionamentos familiares e na educação emocional dos filhos. 

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores. 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA