Viva Saúde

Passos para uma vida mais feliz - #4

Shutterstock


Chegamos ao final de mais um ano e quero te convidar a fazer uma retrospectiva de sua vida em 2018. Quero que você recorde as situações que te fizeram crescer, que fortaleceram a conexão com o que você tem de melhor, que ampliaram o seu poder pessoal. Lembre-se das pessoas que te ajudaram a realizar alguma coisa, que te ofereceram algo de bom e especial, que facilitaram o seu dia a dia. Recordando esses eventos e pessoas, como você se sente? Provavelmente está sentindo gratidão por tudo o que fez você expressar o que há de melhor em você. 

Esse é o quarto passo para uma vida mais feliz: a gratidão. Ela tem um papel essencial na construção da nossa felicidade. Exercitando-a diariamente, podemos perceber mudanças significativas nas nossas atitudes, sentimentos e pensamentos e, consequentemente, no nosso bem-estar. A vivência diária da gratidão torna-se uma atitude perante a vida que irá refletir em nossos relacionamentos familiares, sociais e profissionais. Você já reparou como é bom quando somos apreciados e valorizados? E se nos sentimos assim é porque alguém reconhece algo de bom que somos ou fazemos. E, ao reconhecer, essa pessoa expressa agradecimento e apreciação, que nada mais é do que a gratidão.
 
A expressão da gratidão faz bem a quem expressa e a quem recebe. Quando estamos dispostos a olhar para a vida por meio da lente da gratidão, direcionamos o nosso foco para o bem, para a positividade, a bondade e a generosidade. Paramos de reclamar do que está ruim e colocamos o foco nas oportunidades de aprendizado e evolução que cada situação nos traz, seja ela boa ou ruim. Cultivar uma atitude de apreciação direciona o nosso olhar para as bênçãos da vida e não para as falhas.
 
Veja bem, não estou falando aqui para fugir da realidade e ficar enxergando o mundo só com lentes cor de rosa. Por favor, não é isso! O meu convite é para que você olhe para as situações difíceis e desafiantes da vida com foco nas mudanças positivas que aconteceram a partir delas. É ser grata por tudo o que você conquistou de fortalecimento pessoal e emocional a partir de uma doença, de um divórcio, da perda de um emprego etc. Acredite. Nós podemos sim encontrar benefícios e ganhos até mesmo nos acontecimentos mais difíceis e dolorosos da vida. E quando encontramos, vibramos na frequência da gratidão e trazemos mais bem-estar e leveza para nossa vida.
 
Sabe qual o outro benefício de cultivarmos a atitude de gratidão perante a vida? Nos tornamos menos egoístas. Isso mesmo! O sentimento de gratidão geralmente está dirigido a algo fora de nós: uma pessoa, um evento, um elemento da natureza, uma bênção alcançada... E nesse movimento de apreciação e gratidão, olhamos mais para o outro, para o que ele tem e faz de bom. Perceber a contribuição do outro para o nosso bem-estar é também perceber que somos seres de relação e interação. Se você quer que a gratidão floresça na sua vida, comece a tomar consciência de que todas as suas realizações têm a colaboração e a participação, direta ou indireta, de outras pessoas. E ao se dar conta disso, seja grata. Sempre grata! 

Inicie o ano de 2019 expressando sua gratidão. Reconheça a bondade e a generosidade das pessoas com quem convive diariamente, dê valor ao que elas fazem para tornar o seu dia mais fácil e feliz. Se for viajar de férias, aprecie a beleza do lugar e seja grata pela oportunidade de observar novas e belas paisagens. Acorde todos os dias com a intenção de estar atenta aos presentes que a vida lhe oferece. O exercício da gratidão envolve o ato de pensar. É preciso fazer um esforço consciente para observar e explorar os eventos cotidianos com a intenção de descobrir fontes de gratidão. É uma questão de escolher, intencionalmente, colocar o foco nos benefícios, na beleza, na generosidade e na bondade.
 
Pesquisas científicas comprovam que as pessoas que se dispõem a vivenciar a gratidão de forma constante e profunda, por um longo período, conseguem lidar melhor com o estresse, têm mais capacidade de se recuperar de traumas e têm mais saúde física e emocional. Ou seja: a gratidão é um “santo remédio” e sem efeitos colaterais. Comece a tomar esse remédio ainda hoje. Faça isso durante os próximos 365 dias e traga mais alegria, satisfação e bem-estar para seu 2019.  
  
*Yara Carvalho é pedagoga, psicopedagoga e especialista emocional. Tem pós-graduação em Psicologia Analítica e Psicologia Transpessoal e várias formações na área de desenvolvimento humano, inteligência emocional, relacionamentos interpessoais e Psicologia Positiva. É facilitadora de programas de autoconhecimento e desenvolvimento da inteligência emocional e de workshops para pais que desejam investir em seus relacionamentos familiares e na educação emocional dos filhos. 

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores. 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
POR DATA