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Passos para uma vida mais feliz - #5

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Já chegamos à metade do primeiro mês de 2019 e espero que você esteja firme no propósito de construir uma felicidade sustentável, cuidando das atitudes que podem trazer mais bem-estar e alegria para seus dias. O passo 5 de que trataremos hoje é um excelente apoio para você colocar em prática os passos anteriores – vivenciar seus valores, exercitar os atos espontâneos de bondade e a gratidão. Você deve estar se perguntando: e a atenção plena? Não será favorecida com a prática do passo 5? Sim, será! Mas ela tem um diferencial porque ela é essencial para você vivenciar o passo 5.
 
Mas vamos em frente que eu já te esclareço qual é #passo5. Se você tivesse que se apresentar para alguém, revelando os aspectos essenciais do seu caráter, que história você contaria? Quais aspectos que representam o melhor de você seriam revelados? Quais pontos fortes você mais destacaria? Ao pensar na história que você contaria, tenha em mente que você deve ser capaz de finalizá-la com a expressão “é assim que eu realmente sou”. Essa história revela os pontos fortes do seu caráter, esses aspectos essenciais do seu jeito de ser, que lhe conferem uma identidade, um jeito particular de ser e estar no mundo.
 
Quando você usa seus pontos fortes, você se sente viva e energizada, com mais alegria, prazer e entusiasmo. Como o próprio nome diz, esses aspectos do seu caráter te fortalecem. Sempre que você realiza ações alinhadas com suas forças de caráter, você tem a sensação de estar fazendo a coisa certa, na hora certa. E isso gera a necessidade de encontrar novas maneiras de usar as suas forças.  
Está difícil contar essa história? Você não sabe por onde começá-la? Ainda tem dúvidas sobre quais são suas forças de caráter? Vou te dar uma ajuda!
 
O quadro abaixo traz as 24 forças de caráter pesquisadas por Martin Seligman e Christopher Peterson, em diferentes religiões e tradições filosóficas. São forças valorizadas em quase todas as culturas do mundo.  Ao escolher as cinco forças que mais te representam, tenha em mente que elas devem ser observadas em várias situações e ocasiões, do passado e do presente, e não só eventualmente. Além disso, quando você age a partir dessas forças, geralmente, acontecem coisas boas, que te fazem sentir bem. E então, vamos à lista? 
 
Curiosidade/Interesse pelo mundo Imparcialidade e equidad
Gosto pela aprendizagem Liderança
Critério/Mente Aberta/Lucidez Autocontrole
Originalidade/Criatividade/Esperteza Prudência/Cuidado
Inteligência Social/inteligência Pessoal/ Inteligência Emocional Humildade e Modéstia
Perspectiva Apreciação da beleza e da excelência
Bravura Gratidão
Perseverança Esperança/Otimismo
Integridade/Honestidade Espiritualidade/Senso de propósito/Fé/Religiosidade
Bondade/Generosidade Perdão e misericórdia
Amar e aceitar ser amado Bom humor
Cidadania/Espírito de equipe Entusiasmo


E por que essas forças de caráter são o passo 5 para a conquista de uma felicidade sustentável? Porque elas representam padrões de pensamentos, sentimentos e comportamentos que afloram naturalmente em nós e que produzem uma sensação de autenticidade, fortalecimento, conforto interno e realização. E será que precisamos dessa sensação para sentirmos mais bem-estar? Claro que sim. Identificar nossos pontos fortes e nos apoiarmos neles para promover mudanças em nossas vidas é potencializar o que já temos de melhor e focar no que nos dá energia, e não naquilo que nos desvitaliza. 

 
E é aqui que entra a atenção plena. Quanto mais conscientes estamos desses pontos fortes, mais podemos direcionar a nossa atenção para quando os estamos usando, negligenciando ou mesmo indo contra eles. Quando negligenciamos o uso desses pontos fortes ou agimos contrário a eles, vamos perdendo força e vitalidade. Por exemplo: se você ama aprender, mas não faz cursos, pesquisas na internet e nem lê livros, pode se sentir frustrada e desmotivada sem saber porquê. Por isso, é importante usarmos a atenção plena para percebermos o que estamos fazendo com nossos pontos fortes. Além disso, usar nossas forças de caráter com mais consciência e atenção, nos permite colher os benefícios que elas nos trazem com mais intensidade e clareza. 
 
Seligman, um dos fundadores da psicologia positiva, em pesquisas demonstrou que “identificar os cinco principais pontos fortes de caráter e usá-los de uma maneira nova a cada dia, durante uma semana, pode reduzir a depressão e aumentar a felicidade por até seis meses”. Então, não perca tempo. Comece hoje mesmo a usar seus pontos fortes com intenção e vontade. Firme o propósito de usá-los com atenção plena e defina, a cada semana, um novo jeito de nutri-los e fortalecê-los, diariamente. Intencionalmente, escolha ações que vão fazê-la vivenciar suas forças de caráter e deixe de fazer aquelas ações que as estão ferindo. 
 
Alinhe seus valores com suas forças e veja o que precisa mudar em sua vida. Lembre-se de finalizar o dia agradecendo a cada situação que te permitiu usar seus pontos fortes e, principalmente, seja grata por essas forças que constituem sua identidade, seu jeito único de ser e que te energizam. Ao escolher os atos espontâneos de bondade que vai realizar tenha em mente qual ponto forte pode te apoiar. Vá ser mais feliz usando o que você tem de melhor. Continue encontrando essa tal felicidade! 
 
*Yara Carvalho é pedagoga, psicopedagoga e especialista emocional. Tem pós-graduação em Psicologia Analítica e Psicologia Transpessoal e várias formações na área de desenvolvimento humano, inteligência emocional, relacionamentos interpessoais e Psicologia Positiva. É facilitadora de programas de autoconhecimento e desenvolvimento da inteligência emocional e de workshops para pais que desejam investir em seus relacionamentos familiares e na educação emocional dos filhos. 
 
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