Acontece

Bate-papo sobre representatividade feminina marca estreia de ‘Capitã Marvel’

Divulgação
Cosplayer Classe A


A tão esperada estreia do filme “Capitã Marvel” terá uma programação especial no Shopping Cerrado, em Goiânia. A primeira exibição do longa-metragem, que está marcada para a madrugada desta quinta-feira (7), será precedida por um bate-papo sobre a representatividade feminina. A conversa contará com Fernanda Rodrigues, Cátia Ana Baldoino, Thaiza Montine e Maria Clara. O evento terá início às 21h30 de quarta-feira (6), no Cinépolis Cerrado, com entrada franca.

Produzido pela Marvel Studios e distribuído pela Walt Disney Studios Motion Pictures, "Capitã Marvel" é o vigésimo primeiro filme do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Baseado na personagem de mesmo nome da Marvel Comics, o filme segue Carol Danvers no período em que ela se torna uma poderosa heroína, mas enquanto isso a Terra acaba no meio de uma guerra galáctica entre duas raças alienígenas. 

Segundo Thiago Pitaluga, sócio-fundador da Mandrake Comic Shop e organizador do evento, além de compartilhar a expectativa sobre o filme, o bate-papo trará a relação que cada convidada tem com as personagens femininas dos quadrinhos e como se dá essa identificação na vida cotidiana. “A mensagem afirmativa e de empoderamento, bem como a representatividade feminina que podemos encontrar no filme, perpassa os quadrinhos, o discurso feminista e até mesmo as declarações engajadas da atriz Brie Larson, que protagoniza a super-heroína. Em um país como o Brasil, onde os índices de feminicídio, abuso e violência contra a mulher são lastimáveis, falar da representatividade da personagem ganha aspectos sociais”, ressalta. 

Para ele, a Capitã Marvel é a personagem que vem para mudar os rumos do universo cinematográfico da Marvel. “Ela é, sem dúvida, a super-heroína mais forte e poderosa dentre todos os heróis da Marvel que já apareceram nas telonas e será apresentada pela primeira vez em seu filme solo. Não à toa é uma personagem tão emblemática”, enfatiza.

As convidadas

Além de apresentadora do “Manda Séries” e do “Nerdista”, Fernanda Rodrigues atua como diretora de Planejamento e de Conteúdo. Também é estudiosa nas áreas de transmídia e storytelling, a partir das análises do MCU, feminista e entusiasta do movimento Body Positive, que prega a aceitação do corpo como ele é, deixando de lado padrões estéticos. 

Quadrinista, programadora visual e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Cátia Ana foi indicada duas vezes ao Troféu HQ Mix, tradicional premiação do quadrinho nacional. Suas produções são publicadas independentemente, nos sites www.odiariodevirginia.com e www.quadrinhosinfinitos.com. 

Thaiza Montine é professora de Química, mas atua como cosplayer desde 2004. Ela, que já contabiliza mais de 40 personagens representados, foi destaque na pré-estreia do Aquaman durante a Comic Con Experience (CCXP), que reuniu mais de três mil pessoas em São Paulo. Maria Clara é estudante de Direção de Arte, na UFG, e fã apaixonada por super-heroínas.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.