Acontece

Bloco do Mancha quer reunir 3 mil foliões em Goiânia

Divulgação
Bloco do Mancha 2018


Para celebrar o Carnaval, o Bloco do Mancha realiza sua 2ª edição neste domingo (3), a partir das 12h, em Goiânia. O evento, que estima público de 3 mil pessoas e percorrerá as ruas de quatro bairros, é totalmente gratuito, diverso e democrático, como manda a folia. O local de concentração do evento é Ambiente Skate Shop, no Setor Bueno. 

Em 2018, 3 mil pessoas já estiveram no bloco. A iniciativa surgiu quase de improviso duas semanas antes do Carnaval. Um ponto de encontro, uma caminhonete, som e um mascote, o cachorro da raça Border Collie, Mancha, que dá nome ao bloco. O resultado foi muito maior do que o planejado: uma multidão fantasiada e purpurinada pulando carnaval em Goiânia em pleno feriado. A expectativa para este ano é repetir o sucesso do ano passado. 

Além disso, nesta edição, o Bloco do Mancha busca exaltar alguns preceitos de cidadania, as minorias e as causas sociais. Além de levantar bandeiras contra o assédio e a homofobia, a organização pensou em ações como a Brigada do Lixo. A ideia é deixar zero lixo nas ruas de Goiânia, após a passagem do bloco.

Assim, de modo voluntário, oito pessoas recolherão todo o lixo produzido pelos foliões. Para facilitar, serão distribuídos 20 grandes sacos de lixo a cada 300 metros do trajeto de 5,5 km, que parte da Ambiente Skate Shop e termina na Praça Cívica, no Centro. A iniciativa foi desenvolvida em parcerias com duas cooperativas de materiais recicláveis.  

Não é não

O movimento “Não é Não”, contrário ao assédio sexual e a favor do empoderamento das mulheres, ocorre nacionalmente e terá representantes durante o Bloco do Mancha. Serão distribuídas tatuagens temporárias para as foliãs com frases de protesto. A ação também quer coibir comportamentos invasivos e constrangedores.  

Também haverá lambe-lambes fixados nas lixeiras gigantes e na caminhonete que guia os foliões com mensagens que revelam o posicionamento do Bloco sobre diversas questões sociais. Tolerância, respeito, coletividade, diversidade, alegria e amor são exaltados. 
 
Programação e trajeto

A concentração do Bloco do Mancha começa às 12h, na Ambiente Skate Shop (Rua T-30, nº 2621). Com a rua fechada, o local terá churrasco e a caminhonete de som já estará montada. No local, serão vendidas cervejas e drinks. Carros acompanharão o Bloco vendendo bebidas durante todo o trajeto. 

O Bloco do Mancha partirá da Ambiente, às 16h30, onde inicia um percurso de pouco mais de 5km.  Os foliões subirão pela Avenida T-10, atravessarão a Avenida 85 e passarão na porta da Dox Store, ficando parados por 15 minutos.

Depois do pequeno intervalo, o Bloco do Mancha seguirá pelo Setor Marista, cruzando a Praça do Ratinho até o Bar Glória, onde também para por 15 minutos. De lá, seguirá até a Praça Cívica, onde deve ficar até às 21h.    

A after party oficial do Bloco do Mancha ocorre no Diablo Pub. A festa começa às 22h e custa R$20. Quem fizer um Stories no Instagram marcando os usuários da Ambiente Skate Shop e do Diablo Pub, ganha R$10 de desconto.

Serviço

Bloco do Mancha -  2ª edição
Quando: Domingo (3/3)
Horário: A partir das 12h
Onde: Ambiente Skate Shop Bueno – Rua T-30, nº2621 – Setor Bueno
Preço: Gratuito

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.