Acontece

Ludovica realiza mesa-redonda sobre autismo

Ludovica


Segundo os mais recentes dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta uma a cada 59 crianças (estatísticas norte-americanas). No Mês Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em abril, Ludovica realiza uma mesa-redonda para discutir o assunto. O evento acontece na quarta-feira (10), a partir das 19h, no Salão de Eventos do Grupo Jaime Câmara.

A mesa-redonda, realizada pelo segundo ano, terá a curadoria de Tatiana Takeda, autora do blog "Viva a Diferença!", do site ludovica.com.br. No espaço, a articulista compartilha a experiência como mãe de uma criança autista e advogada estudiosa dos direitos das pessoas com deficiência. Além dela, outros 11 renomeados profissionais da área também participarão da discussão. Os especialistas vão falar sobre o caminho do paciente até o diagnóstico, as formas de tratamento e os direitos das pessoas com autismo.

A entrada é gratuita. Para participar, basta se inscrever no site da Ludovica (clique aqui).

Autismo

Nós últimos anos, o autismo tornou-se um assunto discutido e cada vez mais objeto de investigação pela comunidade científica, tendo em vista o alto índice de pessoas diagnosticadas com esse transtorno. Várias são as hipóteses de aumento de casos, mas nenhuma capaz de explicar porque uma a cada 68 crianças têm autismo. No Brasil não há um número oficial, mas estima-se que existam dois milhões de autistas.

Confira a lista de profissionais que participarão da mesa-redonda:

Andiara de Saloma

Médica, psiquiatria da infância e adolescência e Coordenadora do Ambulatório de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Programa de Residência Médica da PAX Instituto de Psiquiatria.

Andreia Diniz

Especialista em odontologia para pacientes com necessidades especiais.

Alessandra Jacob

Médica pediatra, especialista em Psiquiatria Geral e Capacitação em Psiquiatria Infantil e Presidente da AFAAG (Associação de Familiares e Amigos do Autista de Goiás).

Danilo Suassuna

Psicólogo, doutor em Psicologia.

Leana Bernardes

Psicóloga, especialista em psicoterapia analítico comportamental, atua em processos de aprendizagem, memória e motivação.

Letícia de Pádua Borges

Pedagoga, psicopedagoga clínica e institucional, formação em ABA, PECS e transtornos e dificuldades de aprendizagem/dislexia.

Liliane Teles

Fonoaudióloga, professora universitária, especialista em Linguagem e Motricidade, formação em Bobath, ABA, Therapy Taping, Prompt, Hanen, Pecs, Multigestos, Speech Ez e Dedinhos.

Lorena Prudente

Psicóloga, terapeuta ABA, psicopedagoga e adaptadora de Currículo Escolar.

Mestre Takinha

Professor de capoeira inclusiva.

Seizer Mainardi Jorge

Fonoaudióloga, especialista em Motricidade Orofacial e formação em Fala e Linguagem, ABA, PECS, Hanen, Therapy Taping.

Tatiana Takeda

Professora, advogada e palestrante.

Vivian Rabelo

Terapeuta ocupacional neurointantil, Bobath, Aba, Certificação Internacional em Integração Sensorial.

 
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.