Beleza

Alimentos que ajudam a hidratar sua pele

Shutterstock


Que uma rotina diária de cuidados é fundamental para manter a hidratação e, consequentemente, a beleza e a saúde da pele todo mundo já sabe. Porém, o que poucos levam em consideração é que a alimentação tem grande influência sobre isso. Segundo a dermatologista Valéria Marcondes, membro da American Academy of Dermatology, o cuidado tópico com a pele é essencial, mas os cuidados também devem vir de dentro.

"Uma alimentação equilibrada está entre os principais itens que ajudam a deixar a pele bonita, jovem e hidratada, pois é a alimentação adequada que fornecerá os nutrientes para manter as células e tecidos saudáveis”, explica. Para ajudar, a especialista aponta seis alimentos que promovem a hidratação do tecido cutâneo. Confira:

Soja

A soja é essencial para manter a pele hidratada, pois combate o ressecamento e controla a oleosidade, sendo ideal para todos os tipos de pele. Além disso, a soja é uma ótima fonte de isoflavona, substância conhecida por manter a firmeza e melhorar a elasticidade da pele. A isoflavona da soja também possui efeito hormonal natural. Dessa forma, o alimento estimula a produção de estrógenos, hormônio importante para a pele da mulher na pré-menopausa e na menopausa. Mas para receber todos os benefícios do alimento o ideal é consumir, no mínimo, uma colher de sopa de soja todos os dias.

Peixes

Os peixes são ricos em ómega 3 que, além de ser uma substância anti-inflamatória, ajuda a regular a oleosidade e a prevenir o aparecimento de acne e vermelhidão na pele, e fortalece as células do tecido, ajudando a protegê-las dos danos causados pelo sol. Alguns peixes ainda contêm selênio, nutriente que preserva a elastina da pele. O recomendado é que se consuma 100g de peixes de duas a três vezes por semana. Mas o peixe frito não conta, pois alimentos gordurosos e ricos em óleo estimulam a oleosidade da pele. O ideal então é consumir o alimento cozido, assado, grelhado ou até mesmo cru.

Frutas oleaginosas

As nozes e sementes contém ácidos graxos, vitaminas A, B e E, minerais e diversos antioxidantes que hidratam a pele. Elas melhoram a elasticidade e auxiliam na regeneração das células, protegendo-as. Alimentos como nozes, amêndoas, avelãs, pistache, sementes de linhaça, de girassol e de abóbora são ótimos para comer como um lanchinho ao longo do dia no lugar de doces e balas.

Abacate

O abacate é uma ótima fonte de vitamina C, E e gorduras monoinsaturadas, colaborando para manter a umidade da pele, além de ajudar na síntese de colágeno, proteína que dá sustentação a pele. Por ser rica em antioxidantes, a fruta também previne o envelhecimento das células da pele, conferindo maior elasticidade e firmeza ao tecido.

Brócolis

Rico em zinco, vitaminas A e C, Luteína e betacaroteno, o brócolis age prevenindo o ressecamento da pele e o envelhecimento precoce. O vegetal conta também com sulforafano, uma substância com propriedades capazes de melhorar a resistência natural da pele contra os raios ultravioletas. O brócolis consegue estimular as células protetoras do nosso corpo, diminuindo em até 29% a morte celular causada pelos raios UV por 48 horas após seu consumo.

Frutas

A maioria das frutas, como melancia, morangos, laranja, manga, melão e maçã contém altos níveis de vitaminas A e C, poderosos antioxidantes que repõem os nutrientes da pele, promovem a síntese do colágeno e ajudam a manter a pele firme e suave. Além disso, as frutas são ricas em água, sendo então excelentes maneiras de hidratar e proteger a pele. O ideal é consumi-las diariamente em sucos, vitaminas ou em estado natural.

Amarelos e laranjas

Alimentos amarelos e laranjas, como mamão, cenoura e abóbora, e as folhas verdes são ricos em betacaroteno, que no organismo se transforma em Vitamina A, agindo como fotoprotetores endógenos, ou seja, de dentro para fora.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.