Beleza

Casos de micose nas unhas aumentam no verão

Shutterstock


As temperaturas sobem e os fungos atacam. É principalmente durante o verão, época de sol, praia, piscina e calor, que costumam aumentar os casos de micose nas unhas. E elas não comprometem apenas a beleza dos pés, mas podem também causar problemas mais sérios, como dores, desconforto ao andar e até queda das unhas. 

"As micoses são causadas por fungos e aparecem com mais frequência durante o verão, já que há maior transpiração e acúmulo de suor, principalmente naqueles que usam sapatos mais fechados", explica a podóloga Cristina Lopes, da Doctor Feet. "Esses fungos podem ocasionar também frieiras e deixar as unhas amareladas e frágeis, fazendo até mesmo com que caiam", completa.

De acordo com a especialista, é preciso estar atento às manchas ou colorações diferentes nas unhas. "O ideal é consultar um médico assim que perceber alguma alteração. Quanto mais rápido procurar um tratamento, melhor será, já que o fungo se prolifera rapidamente", comenta. "Se tratado no início, o resultado pode vir em até três meses".

No entanto, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Para isso, a profissional também dá algumas dicas. "É preciso tomar alguns cuidados, como lavar e secar os pés após ir à praia ou piscina, não andar descalço em lugares de grande circulação de pessoas e, principalmente, cuidar dos pés apenas em lugares que tenham produtos esterilizados e descartáveis", finaliza Cristina.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.