Beleza

Cinco passos para cuidar da pele do rosto

Shutterstock

O rosto é a parte mais exposta do nosso corpo. Portanto, saber cuidar bem dele é essencial. Mais do que esconder as imperfeições com maquiagem, é preciso cuidar e nutrir a pele com produtos específicos para essa região. 

Segundo a dermatologista Patrícia Silveira, da clínica Dermagreen, manter uma rotina diária de limpeza, hidratação, cuidado com o sol, boa alimentação e noites de sono são essenciais para manter a pele da face bonita e saudável. A especialista explica o passo a passo de como tratar a pele do rosto. Confira:

1. Limpeza

A limpeza é o primeiro passo para manter a pele bonita e saudável. "Por estar exposta ao meio externo e sofrer com condições como radiação solar, poluição, ressecamento, calor ou frio, nossa pele deve receber cuidados diariamente", orienta a médica.

2. Alimentação

O que você come influencia diretamente na saúde da sua pele de todo o corpo. Manter uma dieta balanceada, rica em vitaminas e nutrientes é fundamental para manter uma pela saudável e bonita. Prefira alimentos naturais, como legumes, verduras e frutas, principalmente as berries, que tem ação antioxidante. "Uma medida importante é evitar o açúcar refinado, pois ele aumenta a resistência insulínica e altera o sistema imunológico, facilitando processos inflamatórios na pele, como acne e psoríase", alerta Patrícia. Beber bastante água também é essencial para manter a pele hidratada.

3. Sono

Você com certeza já ouviu por aí a expressão "sono de beleza". Ela faz sentido, inclusive cientificamente: o sono reparador é fundamental, pois ele é capaz de manter o equilíbrio da barreira cutânea. Uma noite mal dormida pode provocar a perda de água pela pele, deixando-a menos hidratada e mais vulnerável a doenças dermatológicas, como a eczema. Além disso, para quem busca prevenção do envelhecimento, usar produtos específicos para o período noturno é aconselhado.

4. Hidratação

A hidratação é o quarto passo para manter a pele do rosto bonita e saudável. Segundo a dermatologista, produtos orgânicos oferecem mais hidratação e nutrição à pele dos que os cosméticos convencionais. "Produtos com ingredientes orgânicos têm maior biodisponibilidade e eficácia quando comparados com ativos sintéticos, repondo óleos e vitaminas. Além disso, cosméticos livres de corantes, conservantes e fragrâncias minimizam o risco de alergias e evitam o acúmulo dessas substâncias artificiais no organismo, que podem ocasionar alterações hormonais e outros problemas de saúde", ressalta Patrícia.

5. Proteção solar

Faça chuva ou faça sol, o protetor solar é indispensável: não dá para sair de casa sem ele. A dermatologista recomenda, além do uso diário, usar produtos com FPS acima de 30. Também é importante checar no rótulo se o produto oferece proteção UVA, que protege contra o envelhecimento precoce da pele e contra o câncer de pele, e UVB, contra queimaduras solares.

Importante: para filtro solar físico, o recomendado é a aplicação depois do hidratante, para que ele funcione como uma barreira de proteção. Já o químico, menos recomendado pela dermatologista, o ideal é aplica-lo primeiro para que ele seja absorvido de forma mais eficaz.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.