Beleza

Como cuidar dos cachos no verão

Shutterstock


Os cuidados com a pele e o cabelo devem ser maiores durante o verão. No entanto, as cacheadas e crespas precisam redobrar esses cuidados. Isso porque além das agressões comuns da estação, como mar, sol e piscina, a elevada umidade pode alterar a aparência dos cachos, que ficam mais rebeldes e com o temido frizz.

De acordo com Marcio Freoli, consultor da marca SKNY (Stephen Knoll New York) no Brasil, alguns tratamentos home-care, para fazermos em casa mesmo, e cuidados específicos ajudam na manutenção dos cachos durante o verão. Confira as dicas do profissional:

1. Temperatura ideal

"Água quente faz mal para qualquer tipo de cabelo, pois resseca os fios. Os cabelos cacheados já são naturalmente ressecados. Então, é bom evitar", explica o consultor. O cabeleireiro afirma que o ideal é sempre lavar com água fria ou no máximo morna.

2. Massagem capilar

Massagear o couro cabeludo durante a lavagem, além de ser extremamente relaxante, aumenta a eficácia da limpeza e ativa a circulação, auxiliando no crescimento dos fios. A massagem deve ser feita com as pontas dos dedos, sem utilizar as unhas, e os movimentos devem ser firmes e circulares.

3. Esqueça a toalha

Secar os cabelos com toalha pode estimular o frizz e dar um aspecto seco aos cachos. "O correto é apertar o cabelo com a toalha, massageando os fios e o couro cabeludo", explica. Um tecido de algodão é mais recomendado para uma secagem mais delicada.

4. Hidratação constante

"O cabelo cacheado por si só demanda mais hidratação que o cabelo liso, pois os cachos impedem que a oleosidade natural dos cabelos chegue às pontas, que ficam mais secas. Então, o ideal é manter a hidratação em dia, literalmente, hidratando os cabelos diariamente ou, pelo menos, uma vez por semana", afirma. Para isso, existem produtos específicos como máscaras de tratamento e condicionadores intensivos desenvolvidos para cabelos cacheados e/ou rebeldes, que proporciona hidratação e elimina o frizz.

5. Finalização

Os produtos mais utilizados são: creme de pentear, leave-in, mousse, serum e pomada. São todos finalizadores que auxiliam na definição e manutenção dos cachos de forma rápida e prática para o dia a dia. A dica do especialista é buscar produtos leves e multifuncionais, que além de finalizar, tratem os cabelos.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.