Beleza

De olho no verão: sem celulite, flacidez e gordura localizada

Shutterstock


A celulite é uma das queixas mais frequentes nos consultórios dermatológicos. Trata-se de uma alteração do tecido gorduroso de determinadas regiões do corpo, exclusiva da população feminina. Ela acomete cerca de 85% das mulheres entre 15 e 45 anos. Outras queixas bastante comuns são a gordura localizada e a flacidez. "Embora clinicamente sejam diferentes, com frequência ocorrem associadas, podendo ser inclusive interdependentes", explica o dermatologista Rogério Ranulfo. O especialista fala mais sobre o assunto.
 
A celulite, a gordura localizada e a flacidez podem ser tratadas?
 
Podem e devem ser tratadas. Essas condições podem ser agravadas por outros múltiplos fatores, principalmente aumento de peso, uso de anticoncepcionais, reposição hormonal, sedentarismo, estresse emocional, entre outras coisas. Os fatores precipitantes e agravantes deverão ser identificados e corrigidos. Também é preciso a continuidade das medidas corretivas para a manutenção dos resultados obtidos nos tratamentos.
 
Quais são hoje os tratamentos mais eficazes?
 
Tratamentos que promovam a drenagem linfática das áreas afetadas, com o emprego de tecnologias isoladas ou associadas, são indicados para todos os graus de celulite, sendo mais eficazes para os graus leves e moderados. Eles também são importantes na prevenção da evolução para casos mais extremos. Podemos usar a endermologia, a radiofrequência, o ultrassom, o infravermelho e as ondas acústicas em sessões semanais e com protocolos variados, dependendo da gravidade. A gordura localizada pode ser tratada com métodos invasivos, como a lipoaspiração, ou não invasivos, como a criolipólise, ultrassom, radiofrequência e laser para gordura. Já a flacidez de pele na região corporal geralmente ocorre nos casos de emagrecimento rápido e na pós-gravidez, entre outras causas. Ela pode ser tratada com bioestimuladores, que são aplicados na porção profunda da pele e induzem a formação de novo colágeno. Esse tratamento necessita múltiplas sessões mensais, com manutenção periódica.
 
Quais outros tratamentos são indicados para flacidez?

Associados aos bioestimuladores, usamos também fios de sustentação, tecnologias como lasers, radiofrequência, radiofrequência fracionada, ultrassom micro e macrofocados, que possibilitam melhora acentuada da flacidez.

A gordura localizada pode voltar à mesma região depois do tratamento?
 
Os tratamentos promovem a morte regional do tecido gorduroso e, caso ocorra aumento de peso, o acúmulo de gordura será menor. Isso porque houve a destruição daquelas células gordurosas.
 
Existe cirurgia para celulite?

 
A subcisão é a alternativa cirúrgica para os casos mais graves de celulite. Nela, cortamos os septos fibrosos, que promovem a retração da pele e formam as herniações típicas da celulite. Tratamento único ou seriado, a subcisão pode ser realizada o número de vezes que for necessário, com intervalos de dois a quatro meses até a obtenção do resultado desejado.
 
O tratamento estético resolve ou é necessário associá-lo a mudanças de hábitos?

 
Tanto para a gordura localizada como para celulite, o acompanhamento nutricional, a adoção de hábitos saudáveis de alimentação e a prática de exercícios físicos são imprescindíveis para a manutenção dos resultados obtidos.
 
 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.