Beleza

Depilação com cera

Shutterstock


Uma das técnicas mais procuradas para a retirada dos pelos utiliza cera quente. Mas antes de passar pelo procedimento, mesmo que pareça algo muito simples, é importante saber qual o produto mais indicado para seu tipo de pele. “Tem cera de abacate, chocolate branco, aloe vera, maracujá, entre muitas outras", explica a responsável técnica da rede Depile-se, Patrícia Almeida.

Veja a lista com mitos e verdades que a especialista preparou:

Gestante pode se depilar

Verdade. Grávidas podem se depilar com cera em qualquer área do corpo e em qualquer fase da gestação, desde que a pele apresente um aspecto normal e saudável. Porém, vale lembrar que é sempre bom a gestante conversar com o médico antes de realizar qualquer procedimento.

Esfolie a pele antes da depilação

Verdade. É indicado fazer uma sutil esfoliação corporal três dias antes da depilação. Assim o procedimento será mais eficaz, já que os pelos encravados irão se desprender do folículo que os envolvem, facilitando a remoção.

Depilação mancha a pele

Verdade. Sem os cuidados necessários, pode ocorrer o aparecimento de manchas. A exposição da pele ao sol sem uso filtro solar após o procedimento de depilação é um dos grandes vilões para isso. Vale ressaltar ainda que, se a cera estiver com a temperatura muito elevada, também pode ocasionar queimaduras e manchas.

Depilação com cera causa varizes

Mito. A aplicação da cera é feita em uma camada superficial da pele. Os microvasos e as veias ficam na hipoderme, uma camada mais profunda que a cera não pode alcançar.

Desodorante causa irritação

Verdade. A região deve ficar livre de desodorante por 24 horas, no mínimo. O desodorante pode provocar ardência, coceira e vermelhidão. Em alguns casos, até mesmo o aparecimento de manchas.

Posso fazer depilação com cera mesmo usando ácido no rosto

Mito. Quem está fazendo algum tratamento com ácido deve esperar 30 dias após a interrupção do tratamento para que a pele se restabeleça e esteja adequada para a depilação.

Depilar a área facial causa flacidez

Mito. Depilar a face não causa flacidez, inclusive na região das sobrancelhas.

Depilação com cera dura uma semana

Mito. Isso vai depender de cada pessoa, de acordo com a genética, o uso de alguns medicamentos, entre outros fatores. A média de crescimento dos pelos após a depilação está em torno de 15 a 25 dias.

Posso me maquiar logo após a depilação

Mito. O recomendado é aguardar no mínimo 24 horas. Do contrário, você pode provocar o surgimento de foliculite.

Você sabia? Epilação é o termo correto

Depilação é quando o método não remove os pelos pela raiz, como é o caso das lâminas de barbear. Epilação é quando usamos cera ou outro método que remove o pelo desde a raiz. Porém, de maneira geral, depilação ainda é o termo mais usado para os métodos de depilação e epilação.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.