Beleza

Harmonização da face: beleza natural

Shutterstock


Você sabe o que é harmonização facial? Esse método, que está conquistando cada vez mais adeptos, é um conjunto de técnicas que visam o rejuvenescimento por meio do equilíbrio estético da face. Com esse procedimento é possível realçar pontos, como a região malar, melhorar o aspecto do bigode chinês, promover a definição da mandíbula, projetor o queixo, corrigir pequenas imperfeições do nariz e, ainda, restaurar o volume dos lábios, características essas que conferem jovialidade. É importante que harmonização facial seja deve ser realizada por um profissional médico especialista, que tenha bom senso estético e respeito às proporções e particularidades de cada indivíduo, além de profundo conhecimento de anatomia e das técnicas empregadas.
 
Segundo a dermatologista Alessandra Serquiz, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, as técnicas mais utilizadas atualmente são o MD Codes e o Managing Aesthetic Patients (MAP), que buscam o rejuvenescimento por meio da aplicação de ácido hialurônico em áreas específicas da face. “Com o preenchimento feito de forma controlada é possível ter um rosto mais harmonioso, rejuvenescido e preservar a naturalidade dos traços do paciente”, afirma a médica.
 
Ambas as técnicas são realizadas no próprio consultório médico e não necessitam de tempo de recuperação, podendo o paciente retornar às atividades imediatamente após as aplicações. Ainda de acordo com a dermatologista, os produtos aplicados têm duração de um a dois anos, outra característica positiva, pois o envelhecimento é um processo fisiológico, dinâmico e progressivo.
 
Alessandra Serquiz ressalta que não existe superioridade de uma técnica sobre a outra e sim uma individualização de tratamento e planejamento estratégico para se atingir o resultado, que é o embelezamento. Outro ponto importante que a especialista destaca é a necessidade de confiança no profissional escolhido. “Para resolver a queixa inicial do paciente, o profissional necessita, muitas vezes, restaurar estruturas perdidas em outra topografia e, assim, obter um resultado verdadeiramente harmonioso e natural. ” 

MD codes
 
A inovação nesta técnica está na criação de códigos médicos que mapeiam o rosto e identificam as áreas que precisam de ancoragem ou reposição de volume. O método é resultado de um estudo de mais de 20 anos realizado pelo cirurgião plástico brasileiro Maurício de Maio e vem surpreendendo pela precisão e qualidade do efeito alcançado.
 
MAP
 
No caso do MAP, o fato novo é a associação dos preenchimentos com ácido hialurônico com outros procedimentos estéticos injetáveis, como a aplicação do ácido poli-L-láctico e toxina botulínica. É feito um planejamento que também enfatiza a melhora global da face, sem perder a naturalidade.

 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.