Beleza

Harmonização facial: fonte da juventude

Shutterstock

O envelhecimento da pele é um processo dinâmico, que ocorre por desgaste ósseo, redistribuição da gordura facial, frouxidão de ligamentos, flacidez muscular e flacidez da pele. Segundo a dermatologista Alessandra Nobrega Serquiz, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), isso acontece devido à perda de colágeno e elastina. “Com o aprofundamento desse conhecimento, foi possível determinar protocolos mais específicos e direcionados, obtendo resultados cada vez mais harmônicos e naturais”, esclarece a médica. 
 
Ainda de acordo com a Alessandra, a harmonização facial confere jovialidade e restaura parâmetros perdidos ao longo dos anos. “O profissional especialista deve estar apto a entender toda essa dinâmica e compreender a importância da proporcionalidade dos terços superior, médio e inferior”, explica. Conforme a dermatologista, na medida que o tempo passa, temos perda de sustentação e perda da definição da face. Assim, ocorre o desgaste malar, retração maxilar, que contribui para a formação do bigode chinês, encurtamento da face pela perda do terço inferior, queda da ponta nasal, retificação das sobrancelhas e desgaste orbital, formando as temidas olheiras.
 
“Na primeira etapa do tratamento, após análise individualizada e minuciosa de cada paciente, é estabelecido um protocolo que visa restaurar os pilares de sustentação e reposicionar a gordura facial por meio de preenchimento com ácido hialurônico. A flacidez facial pode ser combatida com a aplicação de bioestimuladores de colágeno e ultrassom microfocado, sendo que a associação de tratamentos e tecnologias permitem resultados mais satisfatórios, uma vez que é possível a ação em planos diferentes”, diz. 
 
Alessandra comenta que as técnicas mais utilizadas são MD Codes e MAP e que os profissionais médicos aptos estão em constante processo de estudo e aperfeiçoamento. “Ambas as técnicas são realizadas no próprio consultório e não necessitam de tempo de recuperação, permitindo que o paciente retorne as atividades imediatamente após as aplicações.”, finaliza. 
 
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.