Beleza

Tratamentos estéticos dentários conquistam os jovens

Álvaro Mouton


A preocupação com a beleza sempre esteve na pauta feminina, mas o avanço da ciência e tecnologia proporcionou ganhos em qualidade e inovação que levaram essas preocupações para além de áreas como pele, cabelos e rosto. Na odontologia, a estética fincou raízes e vem ajudando a melhorar a harmonização do sorriso com técnicas já consagradas, especialmente para as pessoas mais jovens, uma parcela da população cada vez mais ligada à beleza.
 
A cirurgiã-dentista Paula Kotake Ribeiro, especialista em ortodontia e pós-graduada em odontologia estética, lança mão de várias técnicas que melhoram a aparência e proporcionam satisfação e autoestima aos clientes. Mas ela alerta que antes é preciso fazer uma avaliação minuciosa para constatar a necessidade de levar o procedimento adiante. “Vários fatores pesam nessa questão, como a anatomia, a cor natural do dente, se ele foi ou não fraturado, entre outros motivos que possam justificar a realização de um determinado procedimento”, diz.
 
Já em relação às lentes de contato dentais, Paula afirma que é necessário ter muita cautela, pois trata-se de um procedimento mais invasivo. Se houver necessidade de troca, isso pode comprometer o esmalte do dente, ao contrário de uma faceta de resina que não demanda desgaste e é de fácil remoção. Outro procedimento bastante comum é o clareamento dos dentes, muito procurado pelas pessoas mais jovens, levadas pelo desejo de ter um sorriso mais radiante.
 
A cirurgiã-dentista aconselha cautela, pois nem sempre há necessidade de passar pelo branqueamento. “Muita gente jovem nos procura em busca desse tratamento, mas nem sempre ele é recomendável, pois os dentes ainda estão em perfeito estado”, explica. A estudante de direito Júlia Câmara Lobo, 22, foi uma das que optaram pelo branqueamento. Ela diz que sempre buscou uma beleza natural. “Quando resolvi fazer o clareamento com a Paula, vi que era algo que me deixaria esteticamente satisfeita e que não ficaria nem um pouco artificial”, afirma.
 
Outro tratamento muito procurado são os alinhadores, aparelhos ortodônticos praticamente invisíveis. A grande vantagem é que eles são mais confortáveis, higiênicos e permitem um tempo de tratamento reduzido, o que levou a estudante e influenciadora digital Camilla Durante, 20, a usá-los. “No início, eu tive um pouco de receio em ter de usar algum tipo de aparelho ortodôntico, mas foi um tratamento muito tranquilo e o resultado superou minhas expectativas”, conta Camilla, que buscava antes de tudo realçar o sorriso para que ficasse harmônico com o seu rosto. Depois dos alinhadores, ela também colocou uma faceta de resina em um dos dentes. “Ficou excelente e estou muito feliz com os resultados”, completa.
 
Além disso, há a gengivoplastia, que harmoniza a dimensão entre a gengiva e os dentes. Foi o que seduziu a influenciadora digital Daniela Durante, 20, que também fez clareamento. “Meu tratamento de clareamento e de gengivoplastia foi relativamente simples e alcancei o meu objetivo, que era realçar a naturalidade dos traços do rosto de forma mais harmônica. Foi exatamente o que aconteceu”, comemora Daniela.

 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.