Beleza

Unhas fracas? Alimentação pode ajudar a solucionar o problema

Shutterstock


Ter unhas fracas, ressecadas e quebradiças é um problema bastante incômodo. Mas você sabia que a fraqueza delas pode estar ligada à sua alimentação? Segundo o nutricionista esportivo e funcional, Renato França, há vários fatores ligados ao enfraquecimento das unhas, mas isso é um reflexo da saúde e do estado nutricional das últimas semanas.

"Dentre as principais causas do problema estão as dietas muito restritivas, insuficientes em calorias e proteínas; baixos níveis de vitamina D, zinco, biotina, selênio e vitamina C; anemina ferropriva e/ou baixo estoque de ferritina; além do hipotireoidismo", explica.

O nutricionista destaca que adotar uma alimentação saudável ajuda a manter as unhas fortes, mas quando só isso não está sendo suficiente, há suplementos específicos que podem ser associados à dieta para ajudar a fortalecer as unhas. "Como as causas são várias, o tratamento não é único, ou seja, não existe uma fórmula ou suplemento único que resolva isso para todos", comenta.

O especialista complementa que se você apresenta esse sintoma, deve conversar com um bom nutricionista. "Ele poderá, com base nos seus exames, definir as melhores estratégias para o fortalecimento das unhas, ajustando a dieta, repondo os nutrientes deficientes e lançando mão de ativos específicos que podem potencializar a melhora", diz Renato.

O médico aconselha, ainda, que é preciso paciência para o tratamento. "As intervenções feitas através da dieta e dos suplementos vão agir apenas na matriz, n base das unhas. Portanto, é necessário aguardar que elas cresçam para notar a melhora do tratamento", finaliza. 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.