Beleza

Use o protetor solar a favor do bronze

Shutterstock


Faltam poucos dias para o verão começar oficialmente no Brasil. E aqueles que não dispensam praia e piscina precisam já pensar em como equilibrar o sol e protetor solar, a fim de ficar com a pele bronzeada, mas sem abrir mão da saúde. 

Pensando nisso, você sabe como cuidar da pele, ganhar um bronze saudável e manter a cor dourada por mais tempo? Com a ajuda da Nutriex, listamos algumas dicas. Confira.

Entenda como funciona a melanina

Quando a pele está exposta ao sol, a melanina entra em ação como um escudo de defesa. A cútis oxida e escurece para proteger o DNA contra a radiação solar UVA e UVB.

Tome sol antes das 10h e depois das 16h

A regrinha já é conhecida, mas pouco respeitada. Esses são os horários mais seguros para pele, pois a radiação UVB tem menor incidência, o que garante o bronzeado sem prejudicar a saúde.

Tenha calma. O bronze vem aos poucos

Ter paciência é o grande segredo. Dividir o bronzeamento diariamente em períodos de uma hora por dia evita a probabilidade de queimaduras solares e estimula o organismo a produzir melanina. A dica é passar o restante do dia usando o protetor solar para não manchar a pele e proteger-se de forma saudável, evitando o câncer e o envelhecimento precoce.

Ingira alimentos com betacaroteno

Ele é um estimulante natural da melanina e está presente em alimentos de origem vegetal, como cenoura, mamão, acerola, manga, beterraba, couve manteiga, entre outros. Programe seu menu e consuma esses alimentos diariamente por, pelo menos, 15 dias antes da exposição ao sol.

Esfolie a pele antes

Vale investir em um esfoliante. Sua função é remover as células mortas e resíduos superficiais, o que deixa a pele lisa e mais propícia para uma cor uniforme. Faça esse processo dois antes de tomar sol.

Use protetor solar

O produto deve ser muito bem espalhado para que cumpra a função com excelência. O ideal é aplica-lo 30 minutos antes da exposição solar e reaplicá-lo a cada duas horas ou depois do contato com a água.

Use protetor solar na quantidade certa

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ideal é aplicar, em média, a cada passada, uma colher de chá de protetor para o rosto, duas colheres de sopa para o tronco, uma colher de sopa para os braços e uma colher de sopa para as pernas e pés.

Evite a descamação

Lembre-se que o sol desidrata a pele. A hidratação no final do dia evita esse processo e mantém o bronzeado por mais tempo. Use hidratante ou loção pós-sol e beba bastante água. 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.